Nova missão

Bispo brasileiro é nomeado membro do Dicastério para a Comunicação

Monsenhor Valdir José de Castro foi recente nomeado como bispo de Campo Limpo (SP) e agora passa a integrar o Departamento para a Comunicação do Vaticano

Da Redação, com informações da Santa Sé

Monsenhor Valdir / Foto: Diocese de Campo Limpo

O Papa Francisco nomeou dois novos membros para o Dicastério para a Comunicação. Um deles é o Monsenhor Valdir José de Castro, recentemente nomeado por Francisco como bispo para a diocese de Campo Limpo (SP).

Além do padre Valdir, também foi nomeado como membro do departamento vaticano Dom Ivan Maffeis, arcebispo de Perugia-Città delle Pieve (Italia). As nomeações foram anunciadas nesta quinta-feira, 29, pela Santa Sé

Monsenhor Valdir, religioso da Pia Sociedade de São Paulo, foi nomeado como bispo no último dia 14 de setembro. A cerimônia de sagração episcopal e posse está marcada para o dia 26 de novembro, às 16h, na Catedral Sagrada Família, igreja-mãe da diocese.

O monsenhor será o primeiro bispo paulino e tem várias formações na área da Comunicação: é graduado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul, licenciado em Comunicação pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero (SP) e possui doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. De 2012 a 2015, foi diretor da Faculdade de Comunicação (FAPCOM).

Sobre o Dicastério para a Comunicação

O Dicastério para a Comunicação foi instituído pelo Papa Francisco com a Carta Apostólica em forma de Motu próprio “O atual contexto comunicativo”, de 27 de junho de 2015. Ao departamento, foi confiada a tarefa de reestruturar inteiramente, por meio de um processo de reorganização e de incorporação, “todas as realidades que, de vários modos, até hoje se ocuparam da comunicação”, para “responder cada vez melhor às exigências da missão da Igreja”.

O prefeito deste organismo vaticano é o jornalista Paolo Ruffini, que está na missão desde 2018. Com a nomeação de hoje, o organismo vaticano totaliza 20 membros, sendo seis cardeais, 11 bispos, 1 religiosa e 2 leigos. O organismo também conta com um grupo de 21 consultores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo