Audiência com o Papa

Dom Maurício Jardim: com bom humor, o Papa nos encoraja na missão

Bispos de recente nomeação participaram de curso no Vaticano e foram recebidos hoje pelo Papa; no grupo com 19 brasileiros, Dom Maurício Jardim relata como foi o encontro com Francisco

Jéssica Marçal
Da Redação

Dom Maurício Jardim / Foto: Arquivo Pessoal

Com um diálogo franco e animador, o Papa Francisco convida os novos bispos a terem coragem para levar adiante a missão. Esse é o balanço feito por Dom Maurício da Silva Jardim após o encontro com o Santo Padre nesta segunda-feira, 19. O Pontífice recebeu em audiência novos bispos que participam do curso de formação promovido pelo departamento para os Bispos e para as Igrejas Orientais.

Dom Maurício foi sagrado bispo em agosto passado e vai assumir a diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT) em 23 de outubro. Ele esteve entre os 19 brasileiros num total de 179 bispos participantes do curso e da audiência com Francisco.

Os bispos concluíram o curso com a Missa na Basílica de São Pedro e, na sequência, o encontro com o Papa. “O Papa iniciou o encontro deixando todos à vontade e nos convidando a ter liberdade para todas as questões, dizendo que todos os temas podiam ser tratados ali, então cada bispo tinha a oportunidade de fazer perguntas”.

Segundo Dom Maurício, havia um grande grupo de bispos latino-americanos que colocaram questões relacionadas à formação dos futuros presbíteros. Outro tema foram os abusos sexuais, “que têm sido uma dor para o Papa Francisco e para toda a Igreja”, observa o bispo.

As proximidades que o bispo deve ter

A espiritualidade do bispo foi outro assunto levantado: os presentes pediram conselhos ao Papa nessa questão. O Pontífice repetiu as quatro proximidades, dizendo que a primeira delas é com Deus: a primeira tarefa do bispo é ser um homem de oração. Depois, a proximidade entre os bispos, com os padres e religiosos e com o povo de Deus.

“O tema da sinodalidade também apareceu, o Sínodo sobre a Sinodade. Os 15 anos de Aparecida [Documento de Aparecida]: segundo o Papa, Aparecida deu muitas indicações que ainda hoje precisam ser conhecidas e colocadas em prática. O Papa – que foi também o redator do Documento de Aparecida – incentivou muito que isso fosse colocado em prática”. Papa Francisco também mencionou a Assembleia Eclesial que ocorreu na América Latina e Caribe, que apontou caminhos.

Encontro dos novos bispos com o Papa Francisco nesta segunda-feira, 19 / Foto: Arquivo Pessoal – Dom Maurício Jardim

“Foi um diálogo muito animador, franco e aberto. O Papa, com uma excelente disposição, um sentido de humor, como sempre, nos convidou a sempre ter coragem, seguir em frente na missão que foi confiada a cada um de nós”.

No início do mês, já foi realizada uma primeira fase do curso, que reuniu um primeiro grupo de bispos, sendo 11 do Brasil. As atividades aconteceram na Universidade Pontifícia Regina Apostolorum, em Roma.

Sobre Dom Maurício Jardim

Natural de Sapucaia do Sul (RS), Dom Maurício tem 53 anos de idade e 22 de vida sacerdotal. Ele já foi missionário em Moçambique, na África, pelo projeto “Igreja Solidária” do regional Sul III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Em março de 2016, foi nomeado como diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) para o período de 2016 a 2021. O mandato foi renovado até 2026 em março do ano passado. Em novembro de 2021, foi eleito coordenador continental das POM.

Em junho passado, foi nomeado, pelo Papa Francisco, como bispo da diocese de Rondonópolis/Guiratinga (MT). Sua sagração episcopal foi realizada no dia 19 de agosto passado na Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre (RS). Sua posse na diocese está marcada para 23 de outubro, Dia Mundial das Missões.  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo