mês da Consciência Negra

Pastoral Afro-Brasileira realiza 25º edição de sua Romaria a Aparecida

Romaria marca o início das comemorações do mês da Consciência Negra

Da redação, com Santuário Nacional via Vatican News

Santuário Nacional de Aparecida /Foto: Arquivo Canção Nova

Neste sábado, 6, o Santuário Nacional acolhe a Romaria das Comunidades Negras. Os peregrinos participam da missa das 12h na Basílica de Aparecida. O presidente da celebração é o arcebispo de Feira de Santana, na Bahia, e Bispo referencial da Pastoral Afro-Brasileira da CNBB, Dom Zanoni Demettino Castro.

A 25º edição da Romaria reúne representantes de Pastorais Afro-Brasileiras de várias dioceses do pais. A presença dos fiéis no Santuário Nacional marca o início das comemorações do mês da Consciência Negra. “A maioria do nosso povo brasileiro é afrodescendente, milhões de africanos foram arrancados de sua terra e trazidos para cá”, destaca Dom Zanoni.   

A reflexão que norteará o encontro é “A Pastoral Afro-Brasileira nos 25 anos de romaria, junto com a Mãe Negra”. A cada edição do encontro na Basílica, um tema é proposto para promover a conscientização do povo católico.

Acolher movimentos como este demostra os cuidados que a Igreja possui para com todos os povos. “Esse povo que somos chamados a cuidar como Igreja, como pastores fazer aquilo que o nosso mestre Jesus fez. Por isso, nós nos reunimos no Santuário da Mãe para pedir que cuide do nosso povo, que defenda a vida da nossa gente”, conclui o bispo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo