Discurso a artistas

Papa diz que, pela arte, se descobre a beleza de Deus

Papa recebeu hoje grupo de artistas da Diaconia da Beleza, que oferece educação, oração e apoio espiritual aos seus membros

Da Redação, com Vatican News 

O Papa Francisco se reuniu nesta quinta-feira, 17, com uma delegação de artistas, membros da organização “Diaconia da Beleza”.

A Diaconia foi fundada em 2012, completa 10 anos de existência e é composta por músicos, poetas, cantores, pintores, arquitetos, escultores, atores e dançarinos. A organização oferece educação, oração e apoio espiritual e econômico aos membros.

Leia mais
.: Papa aos artistas: sejam mensageiros de ternura, alegria e esperança
.: Rezemos pelos artistas, que o Senhor dê a graça da criatividade, diz Papa

A Diaconia promove o intercâmbio entre os artistas e a Igreja e os incentiva a traduzirem pela arte, a beleza de Deus. Os participantes devem inspirar nos outros a sede de Deus através da arte. Francisco parabenizou os membros e agradeceu por essa década de serviço à Igreja.

A beleza do universo a do Deus Criador

No encontro o Papa recordou que a Sagrada Escritura fala muito sobre a beleza do universo, que se refere por analogia à beleza de Deus Criador.

“A criação artística completa, em certo sentido, a beleza da Criação e, quando inspirada pela fé, revela mais claramente às pessoas o amor divino que é sua origem.”

Francisco destacou também o “amor e paixão” com que seus membros compartilharam seus talentos dados por Deus para difundir a mensagem de fé e evangelização.

A beleza, disse o Papa, pode criar comunhão mesmo ao longo dos anos, pois a arte não se limita a um determinado período de tempo.

“O artista não é nem mesmo limitado no espaço, porque a beleza pode tocar em cada pessoa o que é universal – especialmente a sede de Deus – superando as fronteiras da linguagem e da cultura”.

A arte autêntica, acrescentou, pode falar com eloquência da beleza e da bondade de Deus.

Como o Papa São João Paulo II, o Papa Francisco disse que a arte deve “tornar perceptível, e tanto quanto possível atraente, o mundo do espírito, do invisível, de Deus. Deve, portanto, traduzir em termos significativos o que é em si inefável”.

Olhar de amor e fé

O Papa continuou a exortar os artistas a chegarem aos homens e mulheres do nosso tempo de forma a serem compreendidos, em vez de criar um estilo de arte “incompreensível e selado”.

“Procure alcançar a melhor parte deles. A Igreja confia em vós hoje para ajudar os nossos irmãos e irmãs a ter um coração sensível e compassivo, um renovado olhar de amor para o mundo e para os outros”.

A tristeza e a distância parecem dominar a sociedade neste momento, disse o Papa. A tarefa dos artistas, acrescentou, é ajudar o mundo a redescobrir a beleza que Deus compartilha com a humanidade.

“O contato com a beleza sempre nos eleva e nos ajuda a ir além”, concluiu. “Animando e sustentando a fé, a arte é um caminho para ir ao Senhor.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo