NOMEAÇÕES

Papa nomeia três novos membros para Pontifícia Academia das Ciências

Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou nomes escolhidos por Francisco neste sábado, 3

Da Redação, com Vatican News

Basílica São Pedro, no Vaticano/ Foto: Xavier Coiffic via Unsplash

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou, neste sábado, 3, a nomeação de três novos membros para a Pontifícia Academia das Ciências. Jules A. Hoffmann, de Luxemburgo, Masashi Mizokami, do Japão, e Tebello Nyokong, de Lesoto, foram os nomes escolhidos pelo Papa Francisco.

Segundo definição do Vaticano, o trabalho da Academia compreende seis grandes áreas: ciência fundamental, ciência e tecnologia de problemas globais, ciência para os problemas do mundo em desenvolvimento, política científica, bioética e epistemologia.

Os nomeados

O professor Jules A. Hoffmann é doutor em Biologia pela Universidade de Estrasburgo, na França. É diretor de pesquisa emérito do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França. Também é professor de Biologia Integrativa do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Estrasburgo, além de professor emérito da mesma instituição.

Hoffmann recebeu inúmeros reconhecimentos e prêmios, incluindo o Prêmio Nobel de Medicina em 2011.

Leia mais
.: Ciência é grande recurso para construir a paz, diz Papa a cientistas

.: Academia das Ciências reflete sobre crises alimentares e humanitárias

O professor Masashi Mizokami é doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade da Cidade de Nagoya, no Japão, onde também foi professor de Genética clínica. Atualmente é diretor do Projeto de Ciências Médicas do Genoma no Centro Nacional para Saúde Global e Medicina, no país asiático, e já foi diretor-geral do Centro de Pesquisa em Hepatite e Imunologia da mesma instituição.

Mizokami recebeu inúmeros prêmios científicos, incluindo o Prêmio de Pesquisa da Fundação de Pesquisa de Hepatite Viral do Japão e o Prêmio Hakoneyama da Fundação de Promoção de Pesquisa Médica de Cooperação Internacional.

A professora Tebello Nyokong estudou Química e Biologia na Universidade Nacional de Lesoto. Depois de receber seu Mestrado em Química pela Universidade McMaster, no Canadá, obteve seu PhD pela Universidade de Ontario Ocidental, no país norte-americano. Atualmente é professora de Química e diretora do Instituto de Inovação em Nanotecnologia da Universidade Rhodes, na África do Sul.

Entre os diversos prêmios e reconhecimentos recebidos por Tebello estão a Ordem de Mapungubwe e a Medalha de Ouro do Instituto de Química Sul-Africano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo