Encontro internacional

Ciência é grande recurso para construir a paz, diz Papa a cientistas

Papa enviou videomensagem ao encontro internacional “A ciência pela paz”, promovido pela diocese de Teramo

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa afirma que os cientistas são mestres de uma nova geração de construtores de paz / Foto: Imagem de luvqs por Pixabay

O Papa Francisco enviou uma videomensagem aos participantes do encontro internacional “A ciência pela paz”. O evento é realizado nesta sexta-feira e sábado, 2 e 3, por ocasião do Jubileu de São Gabriel, cujo santuário fica ao lado do Laboratório Nacional de Física Nuclear. Quem promove o encontro é a diocese de Teramo-Atri e a Universidade de Teramo.

Segundo o Papa, esse encontro é um grande dom de esperança para a humanidade. Mais do que nunca, observa o Pontífice, vê-se a necessidade de um relançamento da pesquisa científica a fim de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. E o fato da comunidade diocesana de Teramo promover o evento já testemunha que não pode haver oposição entre fé e ciência, acrescenta.

Citando a encíclica Fratelli tutti, o Papa recorda a necessidade de conhecer a realidade para construir juntos. Para isso, é importante que a pesquisa científica coloque seu conhecimento a serviço de todos.

Mas o Papa alerta sobre o risco de que o processo científico seja considerado a única abordagem possível para se entender um aspecto da vida, da sociedade e do mundo.

“A experiência da emergência sanitária, mais do que nunca, e de certo modo com maior urgência, pede ao mundo da ciência para repensar as perspectivas da prevenção, da terapia e da organização da saúde, levando em conta as repercussões antropológicas ligadas à convivência social e à qualidade das relações entre familiares e, acima de tudo, entre as gerações”.

Ciência a serviço

Francisco destaca que nenhum conhecimento científico deve caminhar sozinho e se sentir autossuficiente. Ele afirma que a realidade histórica é cada vez mais única e deve ser servida pela pluralidade de conhecimentos. Isso contribui para o crescimento de uma nova cultura capaz de construir a sociedade, promovendo a dignidade e o desenvolvimento de cada homem e de cada mulher.

“A ciência é um grande recurso para construir a paz! Peço-lhes que acompanhem a formação das novas gerações, ensinando-lhes a não ter medo do esforço de pesquisa. Também o Mestre se faz procurar: Ele infunde em todos a certeza de que quando se busca com honestidade se encontra a verdade. Esta mudança de época precisa de novos discípulos do conhecimento e vocês, queridos cientistas, são os mestres de uma nova geração de construtores de paz”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo