Nova Missão

Cardeais brasileiros são nomeados para Departamentos no Vaticano

Francisco nomeou 17 cardeais para inúmeros serviços na Cúria Romana, como também participações em comissões pontifícias. Dentre eles, dois são brasileiros

Da redação com Boletim da Santa Sé

Arquivo

Nesta sexta-feira, 07, o Papa Francisco realizou diversas nomeações para os cardeais do mundo inteiro, entre eles Dom Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M., Arcebispo de Manaus e Dom Paulo Cézar Costa, Arcebispo de Brasília. Ambos criados cardeais no último consistório realizado no dia 27 de agosto de 2022 no Vaticano.

Dom Leonardo Steiner

O Pontífice encaminhou Dom Leonardo para o Departamento para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. O setor ocupa-se de tudo o que pertence aos Institutos de Vida consagrada (Ordens e Congregações religiosas, seja masculinas, femininas, e Institutos seculares), como também as Sociedades de Vida apostólica, em quanto à regime, disciplina, estudos, bens, direitos e privilégios.

Com a promulgação da Constituição apostólica Prædicate Evangelium, em seus artigos 121 a 127, indicam que o Departamento deve “promover, animar e regular a prática dos conselhos evangélicos, na forma como é vivida nas formas consagradas de vida consagrada, e também no que diz respeito à vida e atividade das Obras de Vida Apostólica em toda a Igreja latina.”

Dom Paulo Cézar Costa

Já Dom Paulo Cézar foi nomeado por Francisco para o Departamento para a Promoção da Unidade dos Cristãos, assim como participante da Pontifícia Comissão para a América Latina.

O Departamento Vaticano tem como função aplicar iniciativas oportunas ao empenho ecumênico favorecendo a unidade entre os cristãos.

Ele interessa-se por que sejam postos em prática os Decretos do Concílio Vaticano II concernentes ao ecumenismo. Ocupa-se da reta interpretação dos princípios ecumênicos e cuida da execução dos mesmos.

No âmbito da América Latina, Dom Paulo comporá a comissão que tem por função o estudo dos problemas doutrinais e pastorais relativos à vida e ao desenvolvimento da Igreja na América Latina.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo