Nomeação para o Brasil

Papa nomeia novo bispo para a diocese de Campo Limpo (SP)

Padre Valdir José de Castro, da Pia Sociedade de São Paulo, assumirá o governo pastoral da diocese de Campo Limpo 

Da Redação, com CNBB

Padre Valdir José de Castro/ Foto: Reprodução Youtube-Paulus Editora

A Santa Sé divulgou nesta quarta-feira, 14, a nomeação, feita pelo Papa Francisco, do novo bispo para a diocese de Campo Limpo (SP): padre Valdir José de Castro, da Pia Sociedade de São Paulo. Ele sucede o governo pastoral do então bispo, Dom Luiz Antônio Guedes, que renunciou e se torna bispo emérito.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o padre Valdir por sua nomeação ao episcopado. “Rogamos a Deus que o ilumine nesta nova missão confiada pela Igreja e, como contribuição para o início de seu ministério episcopal, abençoe o seu itinerário e a sua caminhada junto ao povo”.

A CNBB também deixou seu agradecimento a Dom Luiz Antônio, que estava na diocese desde 2008. “Ao iniciar esta nova etapa de seu ministério episcopal, como bispo emérito, receba os nossos cumprimentos repletos de gratidão pelo seu ministério dedicado à Igreja, especialmente no Estado de São Paulo”, escreveu em nota.

Sobre o novo bispo

Padre Valdir nasceu em 14 de fevereiro de 1961, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), diocese de Piracicaba. Possui licenciatura em Filosofia e graduação em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul e bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo (ITESP).

Licenciou-se em Teologia com especialização em Espiritualidade, na Universidade Gregoriana (Roma). Também é licenciado em Comunicação pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero (SP) e possui doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fez sua primeira profissão religiosa na congregação Sociedade de São Paulo (Paulinos) em 11 de fevereiro de 1981 e a profissão perpétua em 25 de outubro de 1987. Foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1987.

Após sua ordenação sacerdotal, ocupou os seguintes cargos: formador de aspirantes (1987-1990), mestre dos novatos (1997-2000), conselheiro provincial da província do Brasil (1996-2004), vigário provincial (2000-2004), formador de juniores (2006-2007), diretor geral de Apostolado (2001-2006), provincial da província Argentina-Chile-Peru (2006-2010), diretor da Faculdade de Comunicação (FAPCOM) (2012-2015), provincial do Brasil (2012-2015) e superior geral da Pia Sociedade de São Paulo (2015-2022).

Sobre o bispo emérito

Dom Luiz nasceu em Mogi-Mirim e sua vocação foi despertada logo cedo. Com 12 anos ingressou no seminário diocesano em Campinas, no interior de São Paulo, depois de brincar muito de celebrar a Santa Missa em sua infância.

Ordenado padre em 1972, o então sacerdote Luiz ficou conhecido pela sua dedicação e simplicidade nas paróquias por onde passou. Com 24 anos de sacerdócio, o padre Guedes recebeu a notícia que o Papa João Paulo II o havia escolhido para ser bispo da Igreja.

A sua ordenação como bispo aconteceu na catedral de Campinas em 9 de março de 1997, contando com numerosa presença de amigos, familiares. Ele escolheu como lema episcopal um versículo da Segunda Carta a Timóteo: “Sei em quem acreditei” (2 Tm 1,12).

Dentre as diversas atividades que realizou com bispo auxiliar de Campinas, tem destaque a preparação do XIV Congresso Eucarístico Nacional que aconteceu no ano de 2001. Neste mesmo ano, o Papa João Paulo II o enviou para ser o bispo da diocese de Bauru, no interior do Estado.

Como bispo de Bauru, ficou conhecido pelo incentivo na formação pastoral proporcionada ao clero, aos religiosos e seminaristas e em sua atuação como bispo referencial para a Pastoral Vocacional do Regional Sul 1, além de ser o referencial para a Pastoral Operária Nacional, mostrando aí seus dons conciliadores. Descrito por muitos como uma pessoa extremamente generosa, recebeu por sua atuação o título de cidadão Bauruense, com votação unânime da Câmara Municipal no ano de 2004.

Dom Luiz permaneceu na diocese de Bauru até 2008, quando foi escolhido pelo então Papa Bento XVI para governar a diocese de Campo Limpo, sucedendo o primeiro bispo, Dom Emílio Pignoli. A posse aconteceu em 27 de setembro de 2008, na catedral Sagrada Família.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo