Pia Sociedade de São Paulo

Padre brasileiro é o novo superior dos paulinos

Padre Valdir José de Castro, até então provincial do Brasil, é o primeiro superior de fora da Itália

Da redação, com Rádio Vaticano

Padre Valdir era provincial do Brasil / Foto: Rádio Vaticano

Padre Valdir era provincial do Brasil / Foto: Rádio Vaticano

O sacerdote brasileiro, padre Valdir José de Castro, é o novo Superior Geral da Pia Sociedade de São Paulo, ordem fundada em 1914 pelo Beato Tiago Alberione. Essa é a primeira vez que um Superior de fora da Itália é escolhido para ocupar o cargo. Trata-se do sétimo sucessor do Beato.

De acordo com o sacerdote, ocupar esse cargo, sendo o primeiro superior não italiano, acaba se tornando uma responsabilidade. “Claro que não assumi sozinho, porque tem todos os conselheiros juntos, tem toda a congregação, eu acredito muito nesse trabalho conjunto”, diz.

Para o religioso, cada um tem a sua responsabilidade e o superior geral está a serviço da animação, de defender e propagar o carisma da congregação e também de animar todos os paulinos, especialmente na missão específica que é a comunicação social.

Padre Valdir aborda o fato do primeiro sucessor não italiano ser justamente do Brasil. “A primeira província fora da Itália foi a cidade de São Paulo (…) É interessante isso, o primeiro superior geral não italiano é um brasileiro que vem da primeira província criada fora da Itália”.

O sacerdote finaliza comentando o carisma dos paulinos que é “justamente anunciar o Evangelho e a Palavra de Jesus a todas as nações através da cultura da comunicação, com os meios de comunicações.”

Padre Valdir José de Castro tem 54 anos. Em 1979, ele entrou no seminário paulino situado na cidade de São Paulo, sendo ordenado sacerdote oito anos depois. O religioso é formado em Jornalismo, Filosofia e Teologia e há alguns anos está à frente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom). Antes de ser eleito para o novo cargo, era Provincial do Brasil.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo