Decisão

Papa Francisco cria duas novas dioceses no Equador

Dioceses de Santa Elena e Daule são as novas jurisdições eclesiásticas no país

Da redação, com Celam

Foto: Lucia Ballester/CNA

A Igreja no Equador tem duas novas jurisdições eclesiásticas. A informação foi confirmado pela Conferência Episcopal ao se referir à decisão do Papa Francisco em criar duas novas dioceses: de Santa Elena e Daule, territórios separados da Arquidiocese de Guayaquil.

O território da nova diocese de Santa Elena tem cerca de 6.343,38 quilômetros quadrados. Sua população é estimada em 400 mil habitantes.

Possui 27 paróquias, 29 sacerdotes, 14 religiosos e 12 comunidades religiosas femininas, além de possuir um mosteiro de clausura. Território que desde o aspecto civil está integrado às localidades de Santa Elena, Salinas e La Libertad da Província de Guayas.

No caso da diocese de Daule, tem uma área de 5.992,33 quilômetros quadrados. Sua população pode chegar a 471.000 pessoas, das quais 395.000 são católicos confessos que frequentam as 27 paróquias que cobrem os territórios de Daule, Balzar, Colimes, El Empalme e Lomas de Sargentillo, que também fazem parte da província de Guayas.

Bispo afro-equatoriano

O acompanhamento da diocese de Santa Elena estará a cargo de Dom Iván Minda Chalá, que até agora era bispo auxiliar de Guayaquil.

Monsenhor Iván nasceu em 20 de fevereiro de 1960 em Apuela, província de Imbabura. Ele continuou seus estudos de teologia na Universidade de Navarra e no Bidasoa International Ecclesiastical College, onde obteve uma licenciatura em filosofia.

Em 27 de junho de 1998, recebeu o sacramento da Ordem.

Na época do pontificado do agora Papa Emérito Bento XVI, foi nomeado Bispo Titular de Nisa na Lícia e Bispo Auxiliar de Guayaquil. Em 4 de novembro de 2009, se tornou o primeiro sacerdote afrodescendente nomeado bispo no Equador. 

Em 28 de novembro do mesmo ano recebeu a consagração para exercer este novo encargo pastoral. Nove anos depois, ou seja, em 13 de outubro de 2018, o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da Diocese de Ibarra, missão que cumpriu até 1º de fevereiro de 2020, data em que retomou suas funções como bispo auxiliar de Guayaquil.

Missionário italiano

Dom Giovanni Battista Piccioli, também bispo auxiliar de Guayaquil, iniciará sua missão como bispo de Daule. Nascido em 10 de julho de 1957 na cidade italiana de Erbusco, estudou teologia na Faculdade de Teologia da Emilia Romagna, em Bolonha. Recebeu o sacramento da Ordem em 12 de junho de 1982, sendo incardinado na diocese de Brescia.

Por volta de 1995 foi enviado ao Equador como sacerdote fidei donum, onde foi pároco e professor de Teologia no Seminário Maior de Portoviejo. O Papa Francisco o nomeou Bispo Titular de Patara e Bispo Auxiliar de Guayaquil em 26 de outubro de 2013.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo