Jogos de Inverno

Inclusão é a verdadeira medalha de ouro, diz Papa a atletas

Papa recorda a proximidade da abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em Pequim destacando o espírito de acolhimento e inclusão da prática esportiva

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Ao final da audiência, Papa deixou sua saudação aos atletas e organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em Pequim / Foto: Reprodução Vatican Media

À grande família olímpica e paralímpica, os votos do Papa Francisco de uma experiência única de fraternidade humana e de paz. Após a catequese desta quarta-feira, 2, o Pontífice recordou a abertura, em Pequim, dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, respectivamente em 4 de fevereiro e 4 de março.

Francisco saudou todos os participantes, desejando sucesso aos organizadores e aos atletas, que deem o melhor de si. Ele destacou que o esporte, com sua linguagem universal, pode construir pontes de amizade e solidariedade entre pessoas e povos de todas as culturas e religiões.

Leia também
.: Papa reforça valores do esporte e do trabalho em equipe

“Apreciei, portanto, que no histórico lema olímpico Citius, Altius, Fortius – mais veloz, mais alto, mais forte – o Comitê Olímpico Internacional tenha acrescentado a palavra Communiter, isso é, juntos, porque os Jogos Olímpicos fazem crescer um mundo mais fraterno”, observou.

Atletas com deficiência e atletas refugiados

Em particular, o abraço do Papa ao mundo paralímpico. Francisco destacou que a medalha mais importante será conquistada em conjunto, quando o exemplo dos atletas e atletas com deficiência ajudar todos a superar preconceitos e medos, tornando as comunidades mais acolhedoras e inclusivas. “Esta é a verdadeira medalha de ouro!”, frisou.

Francisco também falou de sua atenção e emoção com as histórias pessoais dos atletas e atletas refugiados. “Seus testemunhos contribuirão para encorajar as sociedades civis a se abrirem com sempre maior confiança a todos, sem deixar ninguém para trás”, pontuou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo