NOMEAÇÕES

Papa acolhe pedido de renúncia e anuncia nomeações para o Brasil

Dom José Carlos de Souza Campos assume a arquidiocese de Montes Claros (MG), e Papa acolhe renúncia de dom Romualdo Matias Kujawski

Da redação, com CNBB

Dom José Moreira da Silva e dom José Carlos de Souza Campos / Foto: Reprodução CNBB

Nesta quarta-feira, 14, o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia de dom Romualdo Matias Kujawski, bispo de Porto Nacional, no estado do Tocantins (TO). E nomeou para a mesma diocese dom José Moreira da Silva, atualmente bispo de Januária (MG). Dom José Moreira será o sexto bispo da diocese de Porto Nacional.

Simultâneo a isso, o Santo Padre nomeou nesta quarta-feira, 14, dom José Carlos de Souza Campos como arcebispo da vacante arquidiocese de Montes Claros (MG), transferindo-o da sede episcopal de Divinópolis (MG). A Igreja Particular de Montes Claros estava vacante desde dezembro de 2021, quando dom João Justino de Medeiros foi transferido à arquidiocese de Goiânia (GO).

Biografias

Dom José Moreira da Silva nasceu em Ponte Alta do Tocantins (TO). Cursou Teologia e Filosofia no Seminário Santo Antônio em Juiz de Fora (MG). Sua diocese de origem é Porto Nacional, onde desenvolveu seus trabalhos pastorais na condição de presbítero. Sua ordenação presbiteral se deu em 17 de janeiro de 1982.

Foi nomeado bispo de Januária em 12 de novembro de 2008, pelo então Papa Bento XVI. Sua ordenação episcopal foi em 17 de janeiro de 2009 na Catedral Diocesana de Porto Nacional, tendo como bispo ordenante o então Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri. Escolheu como lema episcopal “Misericordia in veritate” (Misericórdia na verdade).

Desde o ano de 2015 é bispo referencial da Cáritas Regional Minas Gerais.

Já Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em Itaúna (MG), no dia 3 de janeiro de 1968, filho de José Pinheiro Campos e Piedade Souza Campos. 

Em 1983, entrou para o seminário diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30 de maio de 1993.

Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.

No dia 26 de fevereiro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Divinópolis, e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse.

Dom José Carlos é atualmente o presidente do regional Leste 2 da CNBB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo