Igreja no Brasil

Nomeado novo bispo para diocese de São João da Boa Vista (SP)

Dom José Carlos Brandão Cabral é o novo bispo diocesano nomeado pelo Papa

Da Redação, com CNBB

Dom José Carlos / Foto: Diocese de Almenara

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 3, o novo bispo da diocese de São João da Boa Vista (SP): Dom José Carlos Brandão Cabral. Até então, ele estava na diocese de Almenara (MG).

A diocese de São João da Boa Vista estava vacante desde o dia 18 de março, com a transferência do então bispo, Dom Antônio Emídio Vilar, para São José do Rio Preto.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou Dom José Carlos por sua nova missão. “Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como o novo bispo da Diocese de São João da Boa Vista em São Paulo. Somamos nosso júbilo ao do povo de Deus da Igreja Particular que agora o acolhe como Pastor”.

Trajetória

Dom José Carlos Brandão Cabral é natural de Queiroz (SP), nascido em 30 de maio de 1963. Sua ordenação sacerdotal foi no dia 12 de março de 1993, em Cordeirópolis (SP).

Antes do episcopado, atuou como pároco, foi capelão hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Limeira (SP) em 1999. Também foi juiz auditor da Câmara Auxiliar da Diocese de Limeira (SP), em 2005, e serviu junto ao Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas (SP). Dom José Carlos também foi vigário episcopal da Região Pastoral Centro na diocese de Limeira; orientador espiritual dos estudantes de Teologia, no Seminário Maior São João Maria Vianey (1994 a 2003); e chanceler da Cúria de Limeira.

A nomeação episcopal para a diocese de Almenara foi no dia 19 de junho de 2013, e a ordenação em 15 de setembro do mesmo ano em Americana (SP). Escolheu como lema “Ecce fillius tuus” (Jo 19,26). A posse como o quarto bispo da diocese mineira foi em 20 de outubro daquele ano.

No Regional Leste 2 da CNBB, faz parte do Conselho Fiscal até a presente data. Durante o ano de 2020, foi Administrador Apostólico da então vacante Diocese de Araçuaí (MG).

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo