Episcopado brasileiro

Papa nomeia bispo para a diocese de Alagoinhas (BA)

Padre Francisco de Oliveira Vidal assume a diocese de Alagoinhas que estava vacante desde janeiro do ano passado

Da Redação, com CNBB

Padre Francisco de Oliveira Vidal / Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou um novo bispo para a diocese de Alagoinhas, na Bahia: padre Francisco de Oliveira Vidal, do clero da diocese de Governador Valadares (MG). A Igreja Particular estava vacante desde 13 de janeiro de 2021, quando Dom Paulo Romeu Dantas Bastos foi transferido para a diocese de Jequié (BA).

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o novo membro do episcopado brasileiro. “Somamos nosso júbilo ao do povo de Deus da Igreja Particular que agora o acolherá como Pastor. (…) Desejamos que o amor materno de Maria o acompanhe nesta nova etapa de seu ministério, agora configurando-se como pastor a serviço da dignidade dos fiéis e da Igreja, rumo ao Reino de Deus, a Pátria definitiva”.

Biografia do novo bispo

Natural de Rio Pomba (MG), padre Francisco tem 58 anos de idade e 34 de vida sacerdotal. É mestre em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana – Pontífica Universidade Lateranense de Roma.

Durante seu ministério sacerdotal na Igreja Particular de Governador Valadares (MG), foi pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, de 1989 a 2000; e da catedral Santo Antônio, de 2004 a 2020. Assessorou a Pastoral Familiar Diocesana, de 1997 a 2000. Foi formador do ano propedêutico do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em 2003. Auxiliou no processo de criação e coordenação da Escola Diaconal. Foi coordenador diocesano de pastoral por três mandatos, de 2011 a 2019. Além disso, é membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Atualmente, é reitor do seminário diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, sendo formador na etapa da Configuração, e diretor do Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, onde também leciona as disciplinas de Teologia Moral. Também é docente da mesma disciplina na escola diaconal Dom Werner Franz Siebenbrock.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo