Advento

Padre incentiva fiéis a prepararem as casas e os corações para o Natal

Para muitos católicos, Tempo do Advento é uma oportunidade para decorarem suas casas com símbolos que remetem à encarnação de Jesus

Julia Beck
Da redação

Foto: Kateryna Hliznitsova na Unsplash

Padre Thales Nogueira /Foto: Arquivo Pessoal – padre Thales

Nesta semana que antecede o início do Tempo do Advento, muitos católicos tradicionalmente enfeitam suas casas com símbolos que remetem ao Natal. O convite para este tempo é de preparação das casas, mas também dos corações, explica o pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida – da Diocese de Lorena (SP), padre Thales Nogueira.

“Em nossas ‘Igrejas Domésticas’ todas as famílias devem enfeitar suas casas com a montagem da árvore de Natal, o presépio e a coroa do Advento. Tais sinais devem motivar o nosso interior, para que Jesus possa ser o centro de nossos corações, e assim viver o Natal na sua essência”, reflete.

Leia também
.: O presépio revela que o mistério de Deus cabe na nossa casa, diz frei

Viver o Tempo do Advento é mergulhar na preparação em vista da grande celebração do Mistério da Encarnação, ou seja, a primeira vinda de Jesus, afirma o sacerdote. “Este deve ser o valor primeiro que deve motivar cada família a vivenciar este tempo”.

Símbolos

Segundo padre Thales, dois símbolos importantes para a vivência do Advento são a coroa do Advento e o presépio. Ambos devem ser preparados com muito carinho e devem expressar a centralidade do Natal na vida familiar, acrescenta o presbítero.

“Celebrar o Natal não é só esperar presentes, mas esperar o maior de todos os presentes que é Jesus”, sublinha.

Momento em família

Parte da decoração da casa de Marietta /Foto: Arquivo Pessoal

Marietta Ilona Regöczi Queiroz, de 70 anos, já iniciou a decoração da casa com os símbolos natalinos. Entre os itens, ela destaca a Coroa do Advento. “Ascendo as velas em oração com a família, sozinha ou com meu marido”, conta.

Outros símbolos que fazem parte da decoração da casa de Marietta neste período é a guirlanda, árvore de Natal e uma “vila” – que tem um valor afetivo familiar. Ela recorda que sua mãe, natural da Hungria, contava sempre sobre a vila em que morava, que ficava toda iluminada neste período. “Monto essa vila como uma lembrança familiar”.

Leia mais
.: Papa ressalta significados da árvore de Natal e do presépio

Ela afirma que o momento de enfeitar a casa é sempre uma oportunidade para unir a família. “Quando meus filhos eram pequenos decorávamos a casa todos juntos”, revela. Marietta opina que esta arrumação da casa é muito importante, pois dá foco ao que importa: o Menino Jesus.

“Meus filhos se lembram até hoje da procissão que fazíamos em casa para colocar o Menino Jesus na manjedoura. O Natal é fantástico e deve ser sempre vivido em família. Não podemos perder essa tradição bonita”.

A guirlanda e a “vila”, que compõem a decoração de Natal da casa de Marietta /Foto: Arquivo pessoal

Iniciativas

Além da arrumação das casas, padre Thales comenta uma iniciativa muito atual realizada pelas famílias: as novenas de Natal. De acordo com ele, esses nove dias de oração são um momento oportuno de oração e de espiritualidade.

Marietta Ilona Regöczi /Foto: Arquivo Pessoal

Marietta revela que ela e a família costumam realizar a oração da novena de Natal. “Geralmente fazemos a novena em família, ou na minha casa, ou na casa da minha nora, ou de um filho, vamos revezando. Acho uma oração importante, pois permite que nos preparemos espiritualmente”. Ela prossegue: “Muitas vezes nos preocupamos com o cardápio da ceia de Natal, com os presentes, e essa parte espiritual faz com que vivamos um Natal melhor”.

O presbítero citou também os gestos concretos, principalmente com os mais necessitados. Para ele, tais iniciativas são importantes para que todos possam pensar que o Natal é também partilhar e olhar para as necessidades dos irmãos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo