Twitter

Tempo do Advento: conversão, paz e vigilância, indica Papa aos católicos

Diante da proximidade da celebração do Natal, confira as reflexões feitas pelo Papa Francisco no Twitter durante este Tempo do Advento

Da redação

Foto: REUTERS/Yara Nardi

Como de costume, durante todo o Tempo Litúrgico do Advento, o Papa Francisco divulgou mensagens em sua conta oficial no Twitter (@pontifex_pt) para auxiliar os católicos neste período de preparação para o Natal.

Em novembro, no início do Advento, o Santo Padre exortou os fiéis a pedirem ao Senhor que os ajude a manter acesa a lâmpada da fé e a estarem preparados para receber a visita de Deus, que enche todos de paz e alegria.

No domingo, 27 de novembro, Francisco fez uma indicação acerca do Evangelho: “Hoje, ouvimos uma promessa que nos introduz no Tempo do Advento: “Virá o teu Senhor” (Mt 24,42). Este é o fundamento da nossa esperança, é o que nos sustenta também nos momentos mais difíceis: Deus vem. Nunca nos esqueçamos disso!”

Outra recomendação do Pontífice para o Advento é que todos se livrem do torpor e procurem reconhecer a presença de Deus nas situações cotidianas. “Se não percebermos sua vinda hoje, estaremos despreparados quando Ele vier no fim dos tempos. Permaneçamos vigilantes!”, frisou.

Segundo o Papa, Deus se esconde nas situações mais comuns da vida. “Ele não vem em eventos extraordinários, mas nas coisas do dia a dia: no trabalho cotidiano, num encontro casual, numa pessoa necessitada”, escreveu. Francisco afirmou que o Senhor chama a todos e inspira ações.

Conversão

No segundo domingo do Advento, o Santo Padre sublinhou um trecho do Evangelho de São Mateus em que João Batista diz: “Produzi frutos que provem a vossa conversão!”. De acordo com Francisco, a frase do santo é um grito de amor, como o de um pai que vê o filho se arruinar e lhe diz: “Não jogue fora a tua vida!”.

“Sintamos dirigido a nós o grito de amor de João para voltar a Deus e não deixemos passar este Advento como os dias do calendário, porque é um tempo de graça para nós, agora, aqui!”, escreveu.

Paz e vigilância

Outras indicações do Papa para o Advento é a paz e a vigilância. Em seu tweet do dia 6 de dezembro, Francisco afirmou que o caminho deste tempo de preparação para o Natal deve ser feito com muitos pequenos gestos de paz, todos os dias:

“Gestos de hospitalidade, compreensão, proximidade, perdão, serviço. Gestos feitos com o coração, como passos rumo a Belém, rumo a Jesus, Rei da paz.”

Sobre a vigilância, o Pontífice exortou os fiéis a aguardarem a vinda do Senhor permanecendo atentos aos irmãos mais frágeis que batem à porta do coração. “Peçamos ao Senhor que nos mantenha vigilantes na humildade e na disponibilidade”, sublinhou.

Inversão de perspectiva

Na última quinta-feira, 15, Francisco pediu aos católicos uma inversão de perspectiva. O Papa comentou que, “às vezes, somos incapazes de reconhecer a novidade do Senhor, na presunção de que já sabemos tudo sobre Ele”.

 O Advento, pontuou o Santo Padre, é um tempo de inversão de perspectivas, onde é preciso deixar-se surpreender pela grandeza da misericórdia de Deus.

“Que Nossa Senhora nos pegue pela mão nestes dias de preparação para o Natal e nos ajude a reconhecer na pequenez do Menino a grandeza de Deus que vem!”, twittou o Pontífice no último sábado, 17.

Presépio e árvore de Natal

Além de mensagens sobre o Tempo do Advento, o Papa também destacou em seu Twitter importantes símbolos do Natal: o presépio e a árvore.

Ao escrever sobre o presépio, Francisco convidou os católicos a rezarem, diante do presépio, para que o Natal do Senhor leve um raio de paz às crianças do mundo inteiro, especialmente àquelas obrigadas a viver os dias terríveis e sombrios da guerra.

Na terça-feira passada, 13, o Pontífice ressaltou: “Preparando o presépio para o Menino Jesus, aprendemos de novo quem é o nosso Senhor: o Deus da mansidão humilde, da misericórdia e do amor, que intervém respeitando sempre a nossa liberdade e as nossas escolhas”.

Ao comentar sobre a árvore, o Santo Padre frisou a importância de manter as raízes, tanto na vida como na fé:

“São Paulo recorda o fundamento no qual enraizar nossas vidas para permanecermos firmes: diz para permanecermos «enraizados em Jesus Cristo». Eis o que a árvore de Natal nos recorda: permanecer enraizados em Jesus Cristo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo