Advento

Pe. Fábio no Hosana Brasil: “A vida cristã é constante atitude de espera”

Na missa de encerramento do Hosana Brasil 2022, Padre Fábio de Melo, lembrou a importância de viver bem o Advento, assumindo a missão de profeta recebida no batismo numa “espera operante”

Mauriceia Silva
Da Redação

Pe Fábio de Melo encerramento Hosana Brasil 2022 / Foto: Mauriceia Silva

Chegou ao fim a 18ª edição do Acampamento Hosana Brasil 2022. O evento começou na quarta-feira, 7, e encerrou neste Domingo, 11. Como todos os anos, o Hosana Brasil reúne os milhares de fiéis que tem o propósito de agradecer a Deus pelas vitórias alcançadas ao longo do ano. Segundo o departamento de Infraestrutura do Eventos da Canção Nova, durante os dias do evento passaram pela chácara de Santa Cruz aproximadamente 45 mil pessoas. 

Na programação de hoje, houve o passeio da Arca com o Santíssimo, pregação com Padre Adriano Zandoná, e Missa de Encerramento com Padre Fábio de Melo.

Chegar ao mesmo lugar por caminhos diferentes

“A vida cristã é uma constante atitude de espera. O tempo do Advento nos lembra justamente isso. O tempo litúrgico vive nos colocando em esperas, e o que é bonito é que a liturgia cristã é tão rica que ela nos ‘empresta’ motivos diferentes para cada espera, mas sempre nos fazendo chegar ao mesmo lugar.” Foi assim que Padre Fábio de Melo, começou a sua homilia fazendo alusão ao atual tempo litúrgico, e continuou:

“Como se você pudesse chegar ao mesmo lugar por caminhos diferentes”, e assim Padre Fábio foi explicando sobre a preparação que acontece no Advento para a chegada do Natal. Ele também comparou a todo a preparação que acontece na chegada de um bebê: “É tão significativo isso, receber uma criança coloca-nos um monte de responsabilidade, não é verdade?”

Segundo Padre Fábio, ter um recém-nascido nos braços significa dizer a si mesmo, “a partir de hoje, a minha vida não é mais solitária; a partir de hoje, eu tenho uma responsabilidade, inclusive ao meu direito de não morrer.”

Espera operante

“Agora, eu pergunto: você cruza os braços e espera crescer?” Perguntou Padre Fábio aos presentes, e continuou:  “Não, a espera que você vive, desde que você põe um filho no mundo até o momento em que ele nasce, e vai viver a vida dele, é uma espera de muito trabalho.”

Pe. Fábio de Melo em pregação de encerramento do Hosana Brasil 2022/ Foto: Mariana Lazarin – Canção Nova

O sacerdote explica que essa dinâmica é o que, na teologia, é chamado de espera operante, e disse: “A gente faz acontecer aquilo que a gente espera. No tempo do Advento, nós temos o simbólico do nascimento de uma criança, que é como receber o cristianismo lá no nosso coração quando a gente foi batizado. Quando você foi batizado, você recebeu a semente do Cristianismo e, desde então, você começou a ter a responsabilidade de fazer crescer essa semente.” 

Ao lembrar dos dons recebidos no batismo e da responsabilidade por tê-los, Padre Fábio recorda do dom da Profecia: “Quando você foi batizado, você recebeu o dom da profecia, você é profeta, você é profetisa, eu não estou inventando isso não!”.

Ao continuar, o padre elucidou seu pensamento, e mostrou o que acredita ser a missão de todo batizado: É o Catecismo da Igreja Católica que nos ensina. Você tem o dom de profetizar, e qual é a missão do profeta? Denunciar o que está errado. Modificar o caminho que está torto, como fez João Batista no evangelho de hoje.”

Sobre o Advento, Padre Fábio afirma ser o momento oportuno para a atuação do profeta, trazendo um incentivo para todos os participantes ao voltarem de suas casas:  “O Advento é um momento lindo de preparação, João Batista está querendo confirmar para todo aquele que ele anunciou antes, se Jesus já chegou. “Manda perguntar se é ele, se é Jesus, o que nós estamos tanto esperando.”

Ao recordar sobre João Batista, o sacerdote recorda a missão do profeta: O profeta anuncia, ele prepara os caminhos, libera o coração que está diante dele amargurado com uma palavra de poder. A missão do profeta é renunciar o que está errado. Modificar o caminho que está torto. O profeta anuncia e libera os caminhos.”

Leia também .: Frei Gilson: “Quando Deus entrar na sua vida, ela vai entrar em ordem!”

O perigo das fofocas

No decorrer da homilia, Padre Fábio explica como usar mal as palavras podem prejudicar o dom da profecia: “O duro é a gente perceber que o dom da profecia fica ofuscado pelo dom da fofoca, que nós falamos demais, mas, à vezes, nós falamos mal dos outros, nós falamos da vida dos outros. De duzentas palavras que nós usamos, talvez não tenha uma que nós usamos pra ser profética. Por vezes, nós perdemos a oportunidade de usar o dom da profecia para reparar um defeito no outro.”

O padre da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus explicou que por trás das aparências cansadas existe um espírito resoluto. Por isso nós não podemos julgar pelas aparências, pois Jesus deu esse exemplo o tempo todo. Ele explicou que a multidão enxergava Zaqueu, um ladrão, se escondendo debaixo da árvore; Jesus enxergava o grande homem que ainda existia no coração de Zaqueu que poderia vir à tona se ele ficasse amigo dele:

“Jesus não colocou nada de novo em Zaqueu, já estava lá dentro. A dignidade de Cristo já estava nele. Enquanto as pessoas enxergavam a prostituta, Jesus via a grande mulher que Madalena poderia ser. O que Jesus fez foi acordar a dignidade que existia neles. Por trás de toda essa nossa aparência de cansados existe um espírito novo.” 

Leia também .: Padre Adriano Zandoná: “Deserto é tempo de crescimento”                             

Frutos do Cristianismo

O diabo entra na nossa vida por meio dos vícios das drogas, da pornografia. Você tem o poder de expulsar os seus demônios. Ninguém tem o maior poder de expulsar demônios do que você. Vocês precisam retomar a liturgia familiar. O lugar onde você se converte, se conhece. Os frutos do cristianismo só se manifestarão em nós quando criarmos ocasiões especiais para eles. 

Por fim, Padre Fábio de Melo perguntou aos presentes sobre a coragem de questionarem a si mesmos sobre os frutos gerados: “Uma pergunta farei a você. O que o seu cristianismo já permitiu você fazer? Quais são os frutos que o seu evangelismo hoje dá ao mundo? Nós somos cristãos, mas não fazemos perguntas indigestas, que nos levam a questionar a nossa qualidade de cristianismo,” enfatizou o padre, e continuou: 

“Não importa o tamanho do seu rebanho, o que importa é você cuidar de cada um que Deus der a oportunidade de passar no seu caminho. Quando você usa bem os dons que Deus lhe dá, você é instrumento de conversão ambulante. Nós não podemos nos contentar com aquilo que já fizemos. Você pode muito mais, porque o seu cristianismo o capacita para muito mais,” concluiu Padre Fábio de Melo. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo