Advento

Isaías, João Batista, Maria: sinais de espera e preparo para viver o Natal

No tempo do Advento, a Sagrada Escritura propõe o Profeta Isaias, João Batista e Maria como sinais de espera, preparo e esperança para viver bem o tempo do Natal

Ronnaldh Oliveira
Da Redação

Tempo do Advento prepara para uma vivência verdadeira do Natal, nascimento de Jesus / Foto: Paula Dizaró – Canção Nova

A Igreja Católica tem vivido, desde a festa de Cristo Rei do Universo, última semana do Tempo Comum, a liturgia do Advento, que, com uma teologia própria, celebra a “Espera do Senhor que vem”. O convite é para que todos os cristãos preparem o caminho e ‘endireitem’ as veredas para que, na Vigília do Natal, 24 de dezembro, possam  receber o Menino Jesus que nasce.

Leia mais:

.: Mais importante é “ser” e não o “ter” no Advento, diz padre
.: Advento nos lembra que a vida humana é uma espera contínua, diz Papa

Organizado em quatro semanas, no último domingo, 11, a liturgia da ‘Gaudete’ oportunizou aos fiéis mergulharem na teologia da Alegria da festa do Natal que já se aproxima. A pedagogia da Igreja recorda diversos personagens bíblicos que, lembrados nos textos dessa época, evidenciam sinais de como cada fiel pode se inspirar para celebrar o Emanuel que vem ao encontro da humanidade. São João Paulo II, em suas catequeses, resgatou o Profeta Isaías, João Batista e Maria como símbolos deste tempo.

A Figura da Espera

O sacerdote focolarino, residente em Lopiano, na Itália, padre Antonio Capelesso, afirma que Isaías é, por excelência, o profeta da espera. “É recordado por seu desejo de libertação, desejo do absoluto de Deus. Encontramos, em Isaías, esse querer tranquilo e inquebrantável do que está possuído pelo Espírito que anuncia, que espera ansioso por seu Deus.

O sacerdote explica que Isaías não teve, em seu tempo, apenas a imagem de um pregador moralizante, mas se tornou o grande anunciador da vinda do Senhor. “Para Isaías, como mais tarde para São Paulo e São João, a vinda do Senhor traz consigo o triunfo da justiça.”

Ao tentar sintetizar a obra do profeta no Advento, padre Antônio enumera dois objetivos: “chegar à situação presente, olhar e encarar a vida e perceber que podemos mudar, que podemos ser melhores por nós, pelos outros e por Deus, como também, a partir do Senhor, pensar um futuro mais digno, restaurado, mais justo e fraterno, a partir da nossa conversão”, finalizou.

Aquele que prepara o caminho do Senhor

Já o sacerdote religioso da ordem dos Missionários da Consolata, o espanhol Paco López, residente em São Paulo, explica que Isaías está presente em João Batista, como João Batista está presente naquele a quem preparou o caminho e que dirá dele: ‘Não surgiu entre os nascidos de mulher outro maior que João Batista’.

Paco reflete o nascimento de João Batista como um ato admirável que desemboca em um poema de ação de graças e descrição do futuro papel do Menino. “A Igreja canta este poema, todos os dias, no final das Laudes reavivando sua ação de graças pela salvação que Deus lhe deu e em reconhecimento, porque João continua mostrando-lhe ‘o caminho da paz’”.

“O papel do precursor é muito precioso: prepara os caminhos do Senhor, dá a seu povo o conhecimento da salvação. Ele sabe que deverá mostrar àquele que está no meio dos homens, mas que  não o conhecem. João corresponde e quer corresponder ao que foi dito e previsto sobre ele. Deve dar testemunho da presença do Messias. Quando a Sagrada Escritura nos mostra que João chama Jesus de Cordeiro de Deus, já nos mostra o que o Messias significa pra ele e pra cada um de nós”, lembrou o religioso da Consolata.

O padre espanhol explica ainda o sentido de João Batista ser sempre uma figura atual através dos séculos. “Não se pode falar dele sem falar de Cristo. Todos os anos, a Igreja nos faz atual o testemunho de João e de sua atitude frente à sua mensagem. Deste modo, João está sempre presente durante a liturgia de Advento. A Igreja, e cada um de nós, tem como missão preparar os caminhos do Senhor e anunciar a Boa Notícia, exigindo de nós conversão diária”.

A esperança do sim

O bispo emérito de Tubarão (SC), Dom Hilário Moser, sdb, aponta que, pelo fato da primeira vinda do Senhor ter se realizado graças ao sim de Maria, quando a Igreja se preparara a cada ano para a vinda do Senhor, os olhos se voltam para aquela que todos chamarão de vem aventurada.

“A Virgem Imaculada foi e continua sendo a personagem das personagens do Advento: da vinda do Senhor. Por isso, cada dia, durante o Advento, evoca-se, agradece, canta-se, glorifica-se e enaltece àquela que aceitou livremente ser a mãe de nosso Salvador”, diz Dom Hilário.

O bispo ressalta ainda que a presença da Virgem é constante nos ofícios de oração do Advento, bem como na memória da primeira vinda de seu Filho e na tensão de sua volta no fim dos tempos.

“Embora o Natal seja para Maria a festa mais indicada de sua maternidade, o Advento, que prepara esta festa, é para ela um tempo de escolha e de particular preparação para a missão de ser mãe até as últimas consequências”, concluiu.

Figuras atuais

Padre Capelesso acredita que tanto Isaías, como João Batista e Maria são sinais de como cada cristão deve se preparar para a vinda do Senhor: “Com consciência de nossos pecados e necessidade de conversão, preparando com coerência o exterior e o interior, a fim de ser esperança ao renovar o sim assumido no Batismo por cada um de nós: vivendo com autenticidade a verdade de ser cristãos”.

A professora Jeanne Braga, de Guarujá (SP), diz se preparar com todo o coração para o Natal. “É uma certeza minha e de minha família – temos que preparar nosso coração da forma mais simples possível para esse nascimento – Jesus nasce numa manjedoura e nem lembramos disso. Precisamos urgentemente resgatar as nossas origens cristãs e o verdadeiro sentido do Natal”.

Ao falar de suas práticas espirituais neste tempo, a professora afirma que a saída para preparar o caminho do Senhor que vem está na austeridade. “Enfeito minha casa para o Natal. Monto a árvore, ligo os pisca-pisca, mas nada disso tem sentido se o meu coração e o de minha família não estiver iluminado e voltado para o presépio do Menino Jesus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo