Professor de História da Igreja frisa orações contidas no terço, além de descrever os mistérios gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos
Huanna Cruz
Da Redação
No início do mês de maio de cada ano o Papa Francisco costuma convidar os fiéis a intensificarem a oração do Terço. A partir deste convite, o professor de História da Igreja, Felipe Aquino, pontua as orações básicas contidas no Terço:
O Credo, síntese de toda a Doutrina Católica, aquilo que os Apóstolos receberam de Cristo e que se tornou a base da Catequese da Igreja. O Pai – Nosso, oração ensinada pelo próprio Jesus aos Apóstolos. E a Ave-Maria, composta da saudação do Anjo a Virgem Maria juntamente com a saudação de Santa Isabel a Nossa Senhora.
Aquino explica que os mistérios foram surgindo a partir da devoção a Jesus. Os mistérios gozosos contemplam a infância de Cristo, os dolorosos os mistérios de sua Paixão, e os gloriosos a Ressurreição, Ascensão ao Céu, envio do Espírito Santo sobre a Igreja, Assunção de Nossa Senhora e sua coroação no Céu.
O professor recorda que foi o Papa São João Paulo II quem completou o Rosário incluindo mais um mistério – os luminosos. Esse contempla a vida pública de Jesus (Batismo, milagre das bodas de Caná, inauguração do Reino de Deus, Transfiguração no Tabor e Instituição da Eucaristia). “Foi algo muito bom que o Espírito Santo inspirou ao Papa e que completou os mistérios da vida de Jesus”, disse.
Quem deve e pode rezar a oração do terço
Qualquer pessoa que tenha fé em Deus, acredite na Virgem Maria e em Jesus Cristo como salvador, pode e deve rezar sempre o Terço e o Rosário, afirma Aquino. Segundo ele, é muito importante que os pais rezem o Terço junto com as crianças e as ensinem a rezar. “É uma piedade que levarão para toda a vida”, comenta.
Segundo o professor, em todas as aparições de Nossa Senhora, ela pede para rezar o Terço todos os dias. “Basta isso para nos tornarmos devotos dele”, indica. Ao contemplar a vida de Cristo, Aquino reforça que os fiéis se tornam íntimos Dele, pois meditam os mistérios de Sua vida e da glorificação de Sua Mãe santíssima.
“Todos os santos e Papas recomendaram a reza do Terço desde que ele passou a existir”, sublinha.
Recomendações dos Papas
Ao longo da história, alguns Papas e santos deixaram algumas frases e reflexões sobre o Terço. Confira algumas destacas pelo professor Felipe Aquino:
- “O Terço é o flagelo do diabo” (Papa Adriano VI);
- “O Terço é a mais excelente forma de oração e o meio mais eficaz de alcançar a vida eterna. É o remédio para todos os nossos males, a raiz de todas as nossas bênçãos. Não há maneira mais excelente de rezar (Papa Leão XIII);
- “O maior método para rezar é rezar o Terço (São Francisco de Sales);
- “O Terço é um tesouro inestimável inspirado por Deus (São Luís Maria Grignion de Montfort);
- “Dai-me um exército que reze o Terço e eu vencerei o mundo (Papa São Pio X);
- “De todas as orações, o Terço é a mais bela e a mais rica em graças; é a oração que mais toca o coração da Mãe de Deus! Se você deseja que a paz reine em sua casa, reze o Terço em família (Papa São Pio X);
- “O Terço é uma arma poderosíssima para afugentar os demônios. Não deixe passar nenhum dia sem rezá-lo, não importa o quanto você esteja sobrecarregado (Papa Pio XI);
- “O Terço é a ‘arma’ para estes tempos” (São Padre Pio);
- “O Terço é uma escola para aprendermos a verdadeira perfeição cristã” (Papa São João XXIII);
- “Como é bela a família que reza o Terço todas as noites!”. “O Terço é a minha oração predileta” (Papa São João Paulo II).