Twitter

Papa pede que famílias rezem o terço e dá dica para quando faltar tempo

Em mensagens no Twitter, Francisco reforçou o valor da oração diária do terço e indicou as orações jaculatórias para quem não dispõe de muito tempo para rezar

Da redação, com Vatican News

Foto: Daniel Xavier

Nestes últimos dias, o Papa Francisco publicou mensagens em sua conta oficial do Twitter destacando o valor e importância da oração diária do terço. Neste sábado, 6, o Santo Padre frisou o porquê o terço deve ser uma prática também familiar:

“Que as vossas famílias se reúnam diariamente para a reza do terço sob o olhar da Virgem Maria, para que nelas não se acabe jamais o óleo da fé e da alegria, que brota da vida dos seus membros em comunhão com Deus!”

Já na sexta-feira, 5, o Pontífice indicou as orações jaculatórias, sobretudo para aqueles que não dispõem de muito tempo para rezar.

“Se não tens muito tempo para rezar, pode vir em teu auxílio uma sábia prática espiritual, as orações jaculatórias, orações muito curtas que podemos repetir frequentemente durante o dia para ficarmos “sintonizados” com o Senhor”, escreveu o Papa.

Sintonizados com o Senhor 

Na mensagem dirigida aos fiéis, durante a oração do Angelus do dia 16 de outubro de 2022, Francisco falou sobre este tema e destacou que é importante não negligenciar o que mais importa, deixando que o amor por Deus se esfrie pouco a pouco.

O Santo Padre sugeriu, como “remédio” para aquecer a fé, a oração — “Sim, a oração é o remédio da fé, o reconstituinte da alma. Porém, deve ser uma oração constante”.

Francisco afirmou que a constância significa “nutrir” todos os dias como uma planta, senão a fé pode “entrar em letargo” e secar. E fazendo analogia com a planta disse ainda para é dedicar tempo a Deus, com orações. Então o Papa ponderou, que alguns poderiam dizer: “Como eu faço? Não vivo em um convento, não tenho muito tempo para rezar”.

As orações jaculatórias

A solução oferecida pelo Pontífice naquela ocasião foi justamente a prática das orações jaculatórias:

“Pode vir em nosso auxílio, uma prática espiritual sábia, mesmo que hoje seja um pouco esquecida, que nossos idosos, especialmente as avós, conhecem bem: a das chamadas orações jaculatórias. O nome é um pouco ultrapassado, mas a substância é boa”.

Orações jaculatórias, explicou o Papa, são orações muito curtas, fáceis de memorizar, que podem ser repetidas com frequência durante o dia, no decorrer das várias atividades, para ficar “em sintonia” com o Senhor. Na época, ele deu alguns exemplos:

“Assim que acordamos, podemos dizer: ‘Senhor, eu te agradeço e te ofereço este dia’; depois, antes de uma atividade, podemos repetir: ‘Vem, Espírito Santo’; e entre uma coisa e outra, podemos rezar assim: ‘Jesus, eu confio em ti e te amo’. Com quanta frequência enviamos ‘pequenas mensagens’ às pessoas que amamos! Façamos isso também com o Senhor, para que os nossos corações permaneçam conectados a Ele.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo