Oração e família

Cardeal: encontrar uma pedagogia que ajude a ensinar as crianças a rezar o terço

Em Fátima, Dom Marto destacou o valor da oração do terço; “Faz com que se recorde a presença de Deus e de Nossa Senhora no seio familiar”, disse

Da redação, com Santuário de Fátima

Foto: Daniel Xavier

O bispo emérito de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto refletiu sobre a carta apostólica “O rosário da Virgem Maria”, escrita pelo Papa São João Paulo II, durante primeira visita temática à exposição temporária que acontece no Santuário de Fátima, cujo o tema é: “Terço: Alegria e Luz, Dor e Glória – o terço como caminho para a paz”.

Em sua reflexão na inauguração das visitas – nesta quarta-feira, 3, o purpurado afirmou que a oração do terço “desfaz a polarização atual” na sociedade e é “um exercício de pacificação”. “O poder da oração do Rosário envolve todos nesta grande causa que é a paz, convocando-nos para uma terapia que cura a cultura da agressividade e da violência e concorre para a pacificação de cada um de nós”, afirmou.

São João Paulo II e a história do terço

A exposição temporária, habitualmente ocorre entre maio e outubro. Este ano, ela faz memória de um documento de São João Paulo II por ocasião do 25º aniversário de seu pontificado. O santo foi também quem introduziu, na oração do Rosário, os mistérios luminosos. Estes mistérios apresentam episódios relativos aos anos da vida pública de Jesus.

O purpurado recordou a predileção que São João Paulo II tinha por esta oração, a partir da qual afirmava que o povo cristão se colocava na “escola de Maria”. O cardeal contou a breve história do terço – que começou a ser impulsionado nos mosteiros e depois foi propagado a partir de Pio V. Segundo Dom Marto, os Papas Leão XIII, Pio XII, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco seguem incentivando os fiéis a rezarem esta oração.

O terço, as crianças e as famílias

“Meditar o terço é entregar-se a Cristo e a Sua Mãe” enfatizou o cardeal português. Ele frisou que a finalidade última desta oração é levar todos a Cristo, a partir de duas dimensões: “a paz e a família”.

O purpurado apontou a necessidade de se encontrar uma pedagogia nova que ensine as crianças a rezar o terço e a gostarem de o fazer, lembrando que se trata de uma oração terapêutica para as famílias. “O terço tem uma função terapêutica na família. Ele faz com que se recorde a presença de Deus e de Nossa Senhora no seio familiar”, disse.

Dom Marto sublinhou também o valor desta oração em Fátima, em vista que este foi um pedido insistente de Nossa Senhora de Fátima durante sua mensagem aos três pastorinhos.

Visita temática

As visitas temáticas serão realizas na primeira quarta-feira do mês, até outubro. O objetivo é proporcionar uma experiência mais enriquecedora, com reflexões sobre os conteúdos desenvolvidos nas exposições temporárias. Segundo os registros, ao longo dos últimos cinco anos, mais de 2500 pessoas participaram de visitas temáticas. 

Esta exposição já foi visitada por 55.545 pessoas. Ela percorre os mistérios que compõe o Rosário e tem entrada gratuita.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo