Simpósio Teológico Internacional realizado em Quito em meio aos preparativos para o 53º Congresso Eucarístico Internacional encerra-se neste sábado, 7
Da Redação, com Vatican News
Neste sábado, 7, encerra-se o Simpósio Teológico Internacional “Fraternidade para curar o mundo”. O evento, realizado em Quito, no Equador, foi realizado no âmbito dos preparativos para o 53º Congresso Eucarístico Internacional, que acontecerá na capital equatoriana entre os dias 8 e 15 de setembro.
Durante o Simpósio, que teve início na quarta-feira, 4, o Núncio Apostólico no Equador, Dom Andrés Carrascosa Coso, destacou a importância da relação entre a Eucaristia e os cristãos como “testemunha na sociedade”.
Em sua homilia na Missa de abertura do evento, Dom Carrascosa ressaltou a importância da Eucaristia na vida cristã e pela experiência que advém de vivê-la em sua plenitude. Além disso, afirmou que a comunhão também é um meio para alcançar a fraternidade entre os homens, constituindo um “verdadeiro sacramento da unidade”.
Leia mais
.: Papa: Eucaristia é a resposta de Deus à fome do coração humano
.: Confira a programação do Congresso Eucarístico Internacional
Segundo o Núncio Apostólico, a celebração da Eucaristia consiste em “celebrar, no rito, uma experiência que podemos e devemos viver na vida cotidiana, somos chamados a levá-la à sociedade, porque este amor nos faz irmãos e esta nossa fraternidade tem a capacidade de curar este mundo ferido”.
Concluindo, Dom Carrascosa Coso expressou que a sociedade não está em contato direto com o sacramento eucarístico, mas está em contato direto com os cristãos que são nutridos por ele. Neste sentido, exortou os presentes a viverem sua fé com coerência para fazer com que “Cristo viva e se faça particularmente presente, através de nós, na sociedade. Devemos ser a Eucaristia da sociedade”.