Unidade dos carismas

Nova casa dos Focolares é inaugurada na Fazenda Esperança

Carisma da Unidade é um dos alicerces na recuperação de dependentes químicos

Da redação, com Movimento Focolares

Missa de Ação de Graças pela unidade do carisma Focolare e da Fazenda Esperança/ Foto: Fazenda Esperança

Uma nova casa dos Focolares foi inaugurada na Fazenda Esperança. A abertura oficial ocorreu no domingo, 14. O nome do local é “Maria Mãe da Esperança”. A Fazenda Esperança está localizada na cidade de Guaratinguetá (SP).

O local servirá de abrigo para os membros do Movimento Focolares. Eles virão de diferentes regiões do Brasil para auxiliar nos trabalhos da Fazenda Esperança.

Missa de Ação de Graças

Em missa de ação de graças, o fundador da Fazenda Esperança, Frei Hans Stapel, recordou os 13 anos do falecimento de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares.

O presbítero contou como o carisma dos Focolares o inspirou e se tornou alicerce da espiritualidade da Fazenda Esperança.

“Qual o segredo para uma vida que se espalha tão rápido pelo mundo inteiro? Não somos nós que fazemos, é Deus em nós que faz”, comentou Frei Hans sobre a expansão do Movimento dos Focolares e da própria Fazenda Esperança.

Unidade entre os dois carismas

Gustavo Matsumoto, responsável pela nova casa dos Focolares, comentou sobre a unidade dos dois carismas.

Leia mais
.: Aos Focolares, Papa pede evangelização com diálogo e abertura

“Nossa missão é ir ao encontro do grito da humanidade. Aproximar-nos daqueles que sofrem, dos excluídos. (…) Doar a nossa vida sempre mais plenamente a Jesus nos vultos e situações concretas. Assim, também trazer a luz que vem da presença de Jesus ressuscitado entre nós para o mundo.”

Fazenda Esperança

A comunidade terapêutica Fazenda Esperança atua, desde 1983, no processo de recuperação de dependentes de álcool e drogas.

Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes. O primeiro é o trabalho como processo pedagógico. Depois, a convivência em família; e por último, a espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

Atualmente, são centenas de unidades na América, Ásia, África e Europa. A raiz que nutre a Fazenda Esperança é a mesma que nutre o Movimento dos Focolares. Ambos expressam o mesmo desejo de colocar em prática as palavras do Evangelho, em especial a vivência do amor recíproco.

Sonho realizado

“Penso que Chiara está muito feliz em ver esse sonho realizado. Duas realidades eclesiais que vivem juntas em plena unidade e harmonia, para sanar muitas dores, sobretudo naqueles ambientes onde vivem os mais pobres e marginalizados, especialmente aqueles que sofrem dependências químicas”, disse a nova presidente do Movimento dos Focolares, Margaret Karram, em mensagem enviada para a ocasião.

Abrigo para moradores de rua

Além dos dependentes químicos, há um ano a Fazenda Esperança recebe também moradores de rua. Eles se encontravam mais vulneráveis diante da disseminação da Covid-19 no Brasil.

“Assim como na guerra quando foi fundado o Movimento dos Focolares, hoje temos notícias de tantas mortes por causa do coronavírus. Toda essa dor é a chance de renascer uma humanidade nova”, disse Frei Hans.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo