Telegrama

Católicos e ortodoxos: Papa saúda novo Metropolita Ortodoxo da Itália

Cardeal Polycarpos tomou posse como novo Metropolita Ortodoxo da Itália e Exarca da Europa Meridional; Francisco reforça pedido de comunhão e unidade 

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibánez – CNA

Que católicos e ortodoxos transformem comunhão em plena unidade visível. Este é o desejo do Papa Francisco para os membros das duas religiões. O pedido foi enviado em um telegrama de felicitação a Dom Polycarpos Stavropoulos. O cardeal é o novo Metropolita Ortodoxo da Itália e Exarca Meridional da Europa.

Leia também
.: Papa enfatiza caminho de unidade entre católicos e ortodoxos
.: Católicos e ortodoxos devem caminhar para plena unidade, diz Papa

Dom Polycarpos tomou posse em cerimônia nesta quinta-feira, 11, na igreja de São Jorge dei Greci, em Veneza.

Benção Apostólica

“Uno-me ao senhor, ao clero e aos fiéis presentes, ao invocar do Pai, fonte de todos os bens, abundantes bênçãos celestiais sobre sua pessoa e sobre o seu ministério”. Assim escreveu Francisco ao cardeal. “Confio que juntos, católicos e ortodoxos, possamos nos comprometer generosamente ao serviço dos mais frágeis, especialmente neste tempo de pandemia”, complementa.

Leia mais
.: Aos ortodoxos, Papa destaca caminho mútuo de partilha e escuta do Senhor

Discurso de Dom Polycarpos

Após a proclamação oficial, o Metropolita Polycarpos saudou e agradeceu todos e reviu as etapas de seu caminho a serviço da Igreja. Caminho este que havia sido conduzido, após sua ordenação diaconal e sacerdotal pelo futuro Patriarca Bartolomeu, a uma longa experiência na Itália como Vigário Geral. Depois,  no cargo de Metropolita da Espanha e Portugal.

Por fim, o Metropolita ilustrou, com intensidade e grande afeto pastoral, os pontos de seu programa como pastor da Igreja Ortodoxa Italiana.

Mensagem do Cardeal Koch

O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch enviou também uma mensagem. O purpurado lembra da importância do trabalho conjunto “na proclamação da Palavra de Deus, na educação das novas gerações e no serviço aos mais necessitados”.  “Uma contribuição real e eficaz no caminho para a plena restauração da comunhão entre nossas Igrejas”, concluiu.

Leia mais
.: Ecumenismo dos Santos aproxima católicos e ortodoxos, diz cardeal Koch

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo