Fundadora

Focolares comemoram centenário de Chiara Lubich com mostra virtual

História da fundadora do movimento nascido na Itália é relembrada nas redes sociais

Da redação, com Focolares

Chiara Lubich, fundadora dos Focolares./ Foto: Movimento dos Focolares

2020 é um ano especial para o Movimento dos Focolares em todo o mundo: o centenário de nascimento de sua fundadora, Chiara Lubich. No Brasil, o ano está sendo celebrado com lives e vídeos sobre a vida de Chiara Lubich, nas redes sociais do movimento.

Nascida em 1920, a italiana difundiu, em seus 88 anos de vida, um carisma de unidade e seu pensamento “inundou” as relações entre as mais diversas crenças, assim como a cultura política, a econômica, e deu vida a uma comunidade de cerca de 2 milhões de pessoas em mais de 180 países.  

Chiara faleceu em 2008, mas a repercussão da sua vida continua a reverberar em todo o mundo.

Por isso, para o ano de 2020, com o objetivo de apresentar publicamente e internacionalmente a figura civil de Chiara Lubich e seu pensamento sensível e inovador aos dias de hoje, o Movimento dos Focolares e o Museu de Trento, com o apoio do Conselho da Europa, haviam programado uma mostra que percorreria, em diferentes versões, algumas regiões do mundo, incluindo São Paulo, Cidade do México, Nova Iorque, Nairóbi, Mumbai dentre outras cidades. No entanto, em virtude da pandemia, a mostra apenas começou na Itália, e no Brasil ela foi transformada em uma comemoração virtual.

“Em maio, demo-nos conta da gravidade da situação e entendemos que comemoraríamos o centenário de Chiara trabalhando para ajudar os necessitados afetados pela pandemia. O valor arrecado foi transferido para ajudar os necessitados. Foi quando soubemos que o Museu de Trento preparava uma versão on-line e poderia ter uma tradução em português”, conta José Portela, membro da Comissão da Mostra.

Uma mostra 100% virtual

As redes sociais @focolaresbrasil estão dedicadas a celebrar a vida de Chiara, a apresentando-a ainda para quem não a conhece e também a promover um “reencontro” com aqueles que foram sensibilizados pelo seu testemunho.

A programação reúne além de vídeos e recordações de passagens importantes da vida de Chiara, uma série de lives pelo canal do Youtube sobre as expressões culturais originárias do carisma da unidade.

O impacto da mensagem de Chiara Lubich é atual e seus propósitos repercutem com ainda mais força nos dias de hoje. Suas ideias sustentam um novo estilo de vida, promovem a fraternidade e o diálogo entre povos e culturas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo