Iniciativa do Papa

Nesta sexta-feira, Terço da Maratona de Oração acontece em Nagasaki

Cidade foi devastada pela bomba nuclear em 9 de agosto de 1945; Intenção de hoje é pelos agentes sócio-assistenciais

Da redação, com Vatican News

Foto: John Benitez via Unsplash

Nesta sexta-feira, 21, a oração do Terço da Maratona de Oração convocada pelo Papa Francisco será no Santuário de Nossa Senhora de Nagasaki, no Japão.

A intenção especial do dia será pelos agentes sócio-assistenciais. A oração terá início às 13 horas, horário de Brasília. Ela pode ser acompanhada pelas redes sociais e no site do Vatican News.

O Santuário de Nossa Senhora de Nagasaki está entre os trinta Santuários, representativos de todo o mundo, que conduzem a recitação do Terço todos os dias durante o mês de maio.

Leia mais
.: Intensifiquemos a reza do Terço, pede o Papa Francisco

A iniciativa do Papa tem como tema: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus”. A oração busca invocar o fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho.

Bomba Atômica

Neste Santuário, a devoção mariana está tristemente ligada ao dia 9 de agosto de 1945. Naquele dia, de fato, entre os muitos massacres e devastações, a bomba atômica destruiu completamente a Catedral de Urakami, que foi então reconstruída em 1959.

O que resta da igreja original, concluída em 1925 quando era o maior local de culto católico no leste da Ásia, está atualmente preservado no Parque da Paz.

A imagem de Nossa Senhora

Na época da bomba, a Catedral tinha uma estátua de Maria. Ela era inspirada na pintura dedicada à Imaculada Conceição pelo pintor espanhol Murillo (1618-1682. A imagem se perdeu na explosão.

No final da guerra, um monge trapista, Padre Kaemon Noguchi, encontrou a cabeça. Ele a trouxe de volta para Nagasaki anos mais tarde, no 30º aniversário do bombardeio.

Desde então, a estátua está em exposição dentro do novo prédio que repete o estilo neogótico francês original. A Catedral de Urakami é também conhecida como a Catedral da Imaculada Conceição ou Catedral de Santa Maria.

Em 24 de novembro de 2019, durante sua visita a Nagaski, o Papa Francisco apontou precisamente a estátua redescoberta da Virgem como um símbolo do “horror indescritível sofrido na própria carne pelas vítimas da bomba e suas famílias”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo