Maratona de Oração

Terço desta quarta-feira acontece no Santuário de Éfeso

Intenção especial do Terço pelo fim da pandemia será pelas populações em guerra e pela paz no mundo; Santuário já foi visitado por 3 Papas: Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI

Da redação, com Vatican News

Foto: Shannon Douglas via Unsplash

Nesta quarta-feira, 19, a oração do Terço será no Santuário de Éfeso, o “Meryem Ana Eví”, na Turquia. A intenção especial será pelas populações em guerra e pela paz no mundo. O Terço terá início às 13 horas, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelas redes sociais e no site do Vatican News.

O Santuário de Éfeso está entre os trinta Santuários, representativos de todo o mundo, que conduzem a recitação do Terço todos os dias durante este mês de maio. Eles vivem a maratona de oração convocada pelo Papa Francisco. O tema da iniciativa é: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus”, para invocar o fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho.

Leia mais
.: Intensifiquemos a reza do Terço, pede o Papa Francisco

O local é conhecido como Basílica do Concílio. Neste edifício romano do século II se realizou o Concílio de Éfeso em 431. A igreja de Éfeso é a mais antiga dedicada a Maria. Este Santuário já recebeu a visita de 3 Papas: Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.

Maria “Theotókos”

Em 1979, início de seu pontificado João Paulo II ao celebrar a Santa Missa, iniciou sua homilia afirmando:

“É com o peito transbordando de comoção que tomo a palavra nesta liturgia solene, que nos reúne à volta da Mesa eucarística para celebrar, à luz de Cristo Redentor, a gloriosa memória da Sua Mãe santíssima. O espírito sente-se como invadido pelo pensamento de que, precisamente nesta cidade, a Igreja unida em Concílio — o terceiro Concílio ecumênico — reconheceu oficialmente à Virgem Maria o título de “Theotókos” que lhe era já atribuído pelo povo cristão, mas começara pouco antes a ser contestado em alguns meios, sobretudo influenciados por Nestório”.

Papa Bento XVI: Paz para a humanidade inteira!

Vinte e sete anos mais tarde, em 2006, o Papa Bento XVI na sua visita a este Santuário pronunciou palavras que recordam a intenção do Terço de hoje:

“Desta parte da Península anatólica, ponte natural entre continentes, invocamos a paz e a reconciliação sobretudo para aqueles que habitam na Terra que chamamos ‘santa’, e que é assim considerada tanto pelos cristãos, como pelos judeus e pelos muçulmanos: é a terra de Abraão, de Isaac e de Jacob, destinada a acolher um povo que se tornasse uma bênção para todos os povos. Paz para a humanidade inteira!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo