Maratona de oração

Em Cuba, Santuário da Virgem da Caridade conduz Terço desta quinta

Santuário está entre os trinta que participam da Maratona de Oração do Papa para invocar o fim da pandemia 

Da redação, com Vatican News

Foto: Thérèse Westby via Unsplash

Nesta quinta-feira, 20, a oração do Terço será no Santuário da Virgem da Caridade do Cobre em Santiago de Cuba. A intenção especial será pelos farmacêuticos e profissionais da saúde.  

O Terço terá início às 13 horas, horário de Brasília, e pode ser acompanhado pelas redes sociais e no site do Vatican News.

O Santuário da Virgem da Caridade do Cobre está entre os trinta Santuários, representativos de todo o mundo, que conduzem a recitação do Terço todos os dias durante este mês de maio.

Estes Santuários vivem a maratona de oração convocada pelo Papa Francisco. O tema da iniciativa é: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus”, para invocar o fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho.

O Santuário

A curiosa denominação Nossa Senhora do Cobre, “El Cobre”, lembra o nome do povoado, a cerca de trinta quilômetros de Santiago de Cuba. No local, o cobre é extraído há mais de quatro séculos.

A devoção mariana remonta a, pelo menos, quatro séculos e refere-se a uma estátua de madeira. Ela possui cerca de 60 centímetros de altura. Foi encontrada em 1606 por Juan Moreno, um escravo negro muito jovem, trabalhador de uma salina, que a viu flutuando sobre as águas da Bahia de Nipe.

A estátua trazia a inscrição “Virgen de la Caridad”, Virgem da Caridade. Inicialmente trazida à aldeia de Barajagua, a imagem, que representa a Virgem Maria segurando o Menino Jesus em seus braços, foi então transportada para El Cobre, onde um santuário foi construído em 1684.

Visita de Francisco em 2015

A devoção a Maria está profundamente enraizada no povo cubano. Homens e mulheres não deixaram de invocá-la e frequentá-la mesmo durante os anos de ateísmo de Estado.

Em 1916, a Virgem da Caridade foi proclamada padroeira de Cuba por Bento XV. Em 21 de setembro de 2015, o Papa Francisco visitou este santuário. Na ocasião, dedicou uma oração à Virgem da Caridade do Cobre na qual rezava:

“Conténs no teu nome,
Virgem da Caridade,
a memória do Deus que é Amor,
a recordação do novo mandamento
de Jesus,
a evocação do Espírito Santo:
amor derramado no nosso coração,
fogo de caridade
enviado no Pentecostes
sobre a Igreja,
dom da plena liberdade
dos filhos de Deus”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo