Falecimento

Morre o Cardeal Fernandez, o primeiro purpurado nascido na Malásia

O cardeal falecido tinha 88 anos e recebeu a púrpura do Papa Francisco no Consistório de 19 de novembro de 2016

Vatican News

Cardeal Fernandez no consistório em que foi criado cardeal pelo Papa Francisco / Foto: Reprodução Youtube Vatican News

Pouco depois da meia-noite desta quarta-feira, 28, faleceu o Cardeal Anthony Soter Fernandez, arcebispo emérito de Kuala Lumpur, o primeiro cardeal nascido na Malásia. O cardeal encontrava-se no Lar “São Francisco Xavier” uma casa de idosos, administrada pelas Irmãzinhas dos Pobres, em Cheras.

Leia também
.: Novo consistório: Papa Francisco criará 13 novos cardeais
.: Saiba quem são os 13 novos cardeais anunciados pelo Papa

Há um ano, o religioso vinha lutando contra o câncer de língua. Sua condição de saúde piorou nas últimas horas e na terça-feira, 27, recebeu o sacramento da unção dos enfermos.

O cardeal tinha 88 anos de idade. Nasceu em 22 de abril de 1932 em Sungai Patani, na diocese de Penang, e foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1966. Nomeado bispo de Penang em 29 de setembro de 1977 e recebeu a ordenação episcopal em 17 de fevereiro de 1978.

Em 2 de julho de 1983, foi nomeado Arcebispo de Kuala Lampur e, em 15 de abril de 2003, renunciou ao governo pastoral da arquidiocese. O Papa Francisco o nomeou cardeal no Consistório de 19 de novembro de 2016, atribuindo-lhe o título de Santo Alberto Magno.

O funeral será celebrado no sábado 31 de outubro, às 10h30, na Catedral de Kuala Lampur, onde, na tarde de quinta-feira,29 e durante todo o dia de sábado, 30, o corpo ficará exposto.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo