Biografias

Saiba quem são os 13 novos cardeais anunciados pelo Papa

Os cardeais eleitos pelo Santo Padre vêm da Ásia, África, Américas do Norte e Sul e da Itália

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco anunciou neste domingo, 25, um novo Consistório para o dia 28 de novembro para a criação de 13 novos cardeais, quatro dos quais têm mais de 80 anos e, portanto, não participarão num eventual conclave.

Dois dos novos cardeais pertencem à Cúria Romana: são o secretário do Sínodo dos Bispos, o maltês Mario Grech, e o italiano Marcello Semeraro, ex-bispo de Albano e novo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. A eles o Papa uniu seis pastores de Igrejas no mundo: o arcebispo de Kigali, Ruanda, Antoine Kambanda; o arcebispo de Washington, EUA, Wilton Gregory; o arcebispo de Capiz, Filipinas, José Fuerte Advincula; o arcebispo de Santiago, Chile, Celestino Aós Braco; o vigário apostólico de Brunei, Cornelius Sim; o arcebispo de Siena, Itália, Augusto Paolo Lojudice. Com eles o Papa nomeou também o atual Guardião do Sagrado Convento de Assis, o padre Mauro Gambetti.

Confira uma biografia breve de todos os 13 cardeais anunciados pelo Papa Francisco:

Dom Mario Grech / Foto: Reprodução Youtube

Dom Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos

O bispo Mario Grech nasceu em Qala (Malta), na Diocese de Gozo, em 20 de fevereiro de 1957. Concluiu o ensino básico e médio na ilha de Gozo, seguido dos estudos filosóficos e teológicos no seminário. Após a ordenação sacerdotal em 26 de maio de 1984, fez estudos superiores em Roma e obteve a licenciatura na Universidade de Latrão e o doutorado em Direito Canônico no Angelicum. Depois de regressar a Malta, exerceu o seu ministério na Sé de Gozo, no Santuário Nacional de Tá-Pinu, e foi pároco da paróquia de Kercem. Em seguida, exerceu as funções de Vigário Judiciário da Diocese, membro do Tribunal Metropolitano de Malta, professor de Direito Canônico no Seminário. Foi também membro do Colégio dos Consultores, do Conselho Presbiteral e de outras comissões diocesanas. O Papa Bento XVI o nomeou Bispo de Gozo em 26 de novembro de 2011, onde permaneceu até 2 de outubro de 2019, quando o Papa Francisco o nomeou Pró-Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, do qual se tornou Secretário Geral em 15 de setembro deste ano.

Dom Marcello Semeraro / Foto: Reprodução Youtube

Dom Marcello Semeraro, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos

Dom Semeraro nasceu em Lecce em 22 de dezembro de 1947. Estudou filosofia e teologia na Universidade Lateranense de Roma e recebeu o doutorado em teologia sagrada. Foi nomeado bispo de Oria em 1998 e bispo de Albano no ano de 2004. Foi nomeado Secretário do Conselho dos Cardeais em 2013. Por fim, em 15 de outubro, o Papa Francisco nomeou-o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Dom Antoine Kambanda / Foto: Reprodução Youtube

Dom Antoine Kambanda, arcebispo de Kigali, Ruanda

O arcebispo Kambanda nasceu na Arquidiocese de Kigali em 1958 e foi ordenado sacerdote em 1990 pelo Bem-aventurado João Paulo II por ocasião de sua visita pastoral a Ruanda. Todos os membros de sua família foram mortos durante a guerra em 1994, exceto um irmão que mora na Itália. Desde sua ordenação, ele desempenhou várias funções acadêmicas, pastorais e administrativas, incluindo entre elas: diretor da Caritas na Diocese de Kigali; diretor da Comissão Diocesana de Justiça e Paz; professor de Teologia Moral no Seminário Maior de Nyakibanda, Butare; e diretor espiritual do Seminário Maior de Rutongo, Kigali. A partir de 2006 atuou como Reitor do Seminário Maior São Carlos de Nyakibanda da Diocese de Butare. Ele foi nomeado Bispo da Diocese de Kibungo em 7 de maio de 2013 e posteriormente nomeado Arcebispo de Kilgali em 19 de novembro de 2018.

Dom Wilton Gregory / Reprodução Youtube

Dom Wilton Gregory, arcebispo de Washington

O arcebispo eleito nasceu em 7 de dezembro de 1947 em Chicago, Illinois, na arquidiocese de mesmo nome, foi ordenado sacerdote em 9 de maio de 1973 para a arquidiocese de Chicago. O religioso estudou filosofia no Niles College e teologia no Saint Mary of the Lake Seminary em Mundelein, Illinois, e tem um doutorado em liturgia pelo Pontifício Ateneu de Santo Anselmo de Roma (1980). Após a ordenação, ocupou os seguintes cargos: Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Glenview; estudante em Roma (1976-1979); professor de liturgia no Seminário Santa Maria do Lago de Mundelein, membro do Ofício arquidiocesano para a Liturgia e mestre de cerimônias dos cardeais Cody e Bernardin (1980-1983). Foi nomeado bispo titular de Oliva e auxiliar de Chicago em 18 de outubro de 1983, e foi consagrado no dia 13 de dezembro seguinte. Foi transferido para Belleville, Illinois, em 29 de dezembro de 1993 e tomou posse da sé em 10 de fevereiro de 1994. Foi nomeado arcebispo metropolitano de Atlanta, Geórgia, em 9 de dezembro de 2004, e assumiu o cargo em 17 de janeiro de 2005. Em 4 de abril 2019, o Papa Francisco o nomeou Arcebispo de Washington, DC.

Dom José Fuerte Advincula / Foto: Reprodução Facebook

Dom José Fuerte Advincula, arcebispo de Capiz, Filipinas

O arcebispo Advincula nasceu em Dumalag em 30 de março de 1952. Fez seus estudos filosóficos no Seminário São Pio X em Roxas City antes de concluir os estudos de teologia na Universidade de Santo Tomas em Manila. Foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Capiz em 14 de abril de 1976 e tornou-se diretor espiritual do Seminário São Pio X, além de professor e decano de estudos. Posteriormente, fez estudos superiores em Psicologia da Universidade De la Salle em Manila e Direito Canônico na Universidade de Santo Tomas e no Angelicum de Roma. Em 1995 tornou-se Reitor do Seminário São Pio X de Capiz, bem como Defensor da Obrigação, Promotor de Justiça e Vigário Judicial de Capiz. Em 1999, tornou-se pároco de Santo Tomás de Villanova em Dao. Em 15 de julho de 2001 foi nomeado bispo de San Carlos e em 9 de novembro de 2011 foi nomeado arcebispo de Capiz. Foi membro da Comissão para a Doutrina da Fé e da Comissão para as Populações Indígenas.

Dom Celestino Aós Braco, arcebispo de Santiago de Santiago do Chile

Mons. Celestino Aós Braco, nasceu em Artaiz, arquidiocese de Pamplona, ​na ​Espanha, em 6 de abril de 1945. Fez seus estudos filosóficos em Zaragoza e os estudos teológicos em Pamplona. É licenciado em psicologia pela Universidade de Barcelona, ​​Espanha. Emitiu os votos religiosos temporais como franciscano capuchinho em 15 de agosto de 1964 em Sangüesa e a profissão perpétua em 16 de setembro de 1967 em Pamplona. Foi ordenado sacerdote em Pamplona em 30 de março de 1968. Como sacerdote exerceu as seguintes funções: na Espanha, professor em Lecaroz-Navarra, vigário em Tudela, professor em Pamplona e vigário em Saragoça. Em 1983 foi enviado ao Chile, onde atuou como vigário paroquial na paróquia de Longavi, superior da Comunidade de Los Ángeles, pároco da paróquia de San Miguel em Viña del Mar, superior da Comunidade de Recreo, vigário episcopal pela vida consagrada pela diocese de Valparaíso e, desde 2008, Vigário paroquial da paróquia de San Francisco de Asís em Los Ángeles, diocese de Santa María de Los Ángeles. Dom Aós Braco foi também ecônomo provincial dos Capuchinhos no Chile, promotor de justiça do tribunal eclesiástico de Valparaíso, juiz do tribunal da arquidiocese de Concepción e tesoureiro da associação chilena de direito canônico. Foi nomeado bispo de Copiapó em 25 de julho de 2014 e recebeu a ordenação episcopal no dia 18 de outubro seguinte. Em 23 de março de 2019 foi nomeado Administrador Apostólico sede vacante da Arquidiocese de Santiago, Chile, para a qual foi posteriormente nomeado Arcebispo em 27 de dezembro de 2019.

Dom Cornelius Sim / Foto: Reprodução Youtube

Dom Cornelius Sim, bispo titular de Puzia di Numidia e Vigário Apostólico de Brunei, Kuala Lumpur

Dom Cornelius Sim nasceu em Seria (Brunei) em 16 de setembro de 1951. Formou-se em engenharia na Dundee University na Escócia, seguido por um mestrado em teologia na Franciscan University em Steubenville, Ohio, EUA. Foi ordenado sacerdote em 26 de novembro de 1989. Depois de exercer o ministério sacerdotal em várias paróquias, foi nomeado Vigário Geral de Brunei em 1995 e posteriormente Prefeito Apostólico em 21 de novembro de 1997. Em 20 de outubro de 2004, São João Paulo II elevou o território a Vicariato Apostólico e nomeou-o seu primeiro Vigário Apostólico.

Dom Augusto Paolo Lojudice, arcebispo de Siena-Colle Val d’Elsa-Montalcino

O bispo eleito nasceu em Roma em 1964 e foi ordenado sacerdote em 1989. É licenciado em teologia, com especialização em teologia fundamental. Ele desempenhou várias funções pastorais, incluindo vigário e pároco, padre espiritual do Pontifício Seminário Maior Romano, secretário da Comissão Episcopal para as Migrações da Conferência Episcopal Italiana. Foi nomeado bispo titular de Alba Marittima em 2015. Serviu como Secretário da Comissão para as Migrações da Conferência Episcopal Italiana. Tornou-se arcebispo de Siena em 6 de maio de 2019.

Frei Mauro Gambetti / Foto: Reprodução Youtube

Frei Mauro Gambetti, franciscano conventual, Guardião da Comunidade franciscana de Assis

Frei Gambetti nasceu em Castel San Pietro Terme (Bolonha), em 1965 e fez os estudos de engenharia mecânica na Universidade de Bolonha. Entrou para os Franciscanos Conventuais em 1992 e foi ordenado sacerdote em 2000. Exerceu vários ministérios em Longiano, Emilia-Romagna. Tornou-se Provincial dos Franciscanos Conventuais da Emilia-Romagna em 2009 e posteriormente tornou-se o Guardião do Sacro Convento de São Francisco de Assis em 2013. Ele foi eleito Presidente da Federação Intermediterrânica de Ministros Provinciais dos Frades Menores Conventuais em setembro de 2017.

Juntamente a estes, o Santo Padre uniu aos membros do Colégio dos Cardeais:

Dom Felipe Arizmendi Esquivel, bispo emérito de San Cristóbal de las Casas, México

Dom Esquivel nasceu em 1° de maio de 1940 em Chiltepec, no México. Fez estudos filosóficos e teológicos no Seminário de Toluca e na Pontifícia Universidade de Salamanca, na Espanha, e obteve a licenciatura em Teologia Dogmática. Foi ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1963. Em 7 de fevereiro de 1991 foi nomeado bispo de Tapachula. Durante seu tempo como Bispo de Tapachula, também atuou como Secretário Geral do CELAM. O Papa João Paulo II o nomeou bispo de San Cristóbal de Las Casas em 31 de março de 31 de 200, onde permaneceu até sua renúncia em 3 de novembro de 2017.

Dom Silvano M. Tomasi / Foto: Reprodução Youtube

Dom Silvano M. Tomasi, arcebispo titular de Asolo, Núncio Apostólico

O arcebispo Tomasi nasceu em 12 de outubro de 1940 em Casoni di Mussolente, na Itália. Estudou nos Estados Unidos e na Itália, onde foi ordenado padre scalabriniano em 31 de maio de 1965. Recebeu um doutorado em Sociologia pela Fordham University em Nova York. Foi Superior Provincial dos Scalabrinianos também. De 1983 a 1987 ele atuou como Diretor do Escritório para a Pastoral de Migrantes e Refugiados da Conferência Episcopal dos Estados Unidos. De 1989 a 1996 foi Secretário do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Refugiados. Ele se tornou Núncio Apostólico na Etiópia, Eritreia e Observador na União Africana em 1996, Núncio Apostólico em Giubuti em 1999 e Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas e Agências Especializadas em Genebra em 2003, cargo que desempenhou até 13 de fevereiro de 2016. Em 9 de abril de 2016, o Papa Francisco o nomeou membro do antigo Conselho Pontifício Justiça e Paz, que agora é o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral.

Frei Raniero Cantalamessa / Foto: Reprodução Youtube

Frei Raniero Cantalamessa, capuchinho, Pregador da Casa Pontifícia

Frei Raniero Cantalamessa é um padre católico franciscano capuchinho. Nasceu em Ascoli Piceno, Itália, em 22 de julho de 1934, foi ordenado sacerdote em 1958. Doutor em Divindade (Friburgo 1962) e Doutor em Literatura Clássica (Milão 1966). Ex-Professor Ordinário de História do Cristianismo Antigo e Diretor do Departamento de Ciências Religiosas da Universidade Católica de Milão. Membro da Comissão Teológica Internacional (1975-1981) e durante 12 anos membro da Delegação Católica para o Diálogo com as Igrejas Pentecostais. Em 1979, ele renunciou ao cargo de professor para se tornar um pregador do Evangelho em tempo integral. Em 1980 foi nomeado pelo Papa João Paulo II Pregador para a Casa Papal e confirmado nessa posição pelo Papa Bento XVI em 2005, e pelo Papa Francisco em 2013. Nesta qualidade, prega um sermão semanal no Advento e Quaresma na presença de o Papa, os cardeais, os bispos, os prelados da Cúria Romana e os superiores gerais das ordens religiosas. Ele também é frequentemente convidado para falar em muitos países ao redor do mundo, tanto para públicos católicos quanto protestantes. Ele recebeu um diploma honorário em Direito pela Notre Dame University (Indiana), em Ciências da comunicação pela University of Macerata (Itália) e em Teologia pela Franciscan University of Steubenville (Ohio). Além de seus primeiros livros acadêmicos sobre cristologia patrística, Páscoa na Igreja Antiga e outros tópicos, ele publicou numerosos livros sobre espiritualidade, fruto de sua pregação à casa papal, traduzidos em mais de vinte línguas estrangeiras.

Mons. Enrico Feroci / Foto: Reprodução Youtube

Mons. Enrico Feroci, pároco em Santa Maria do Divino Amore em Castel di Leva

Monsenhor Feroci nasceu em 27 de agosto de 1940 em Pizzoli, na Itália. Entrou para o Seminário Menor de Roma aos 11 anos e foi ordenado sacerdote em 1965. Tornou-se vice-reitor do Seminário Menor em 1968. Em seguida, exerceu diversos ministérios na Diocese de Roma. Tornou-se Capelão de Sua Santidade, ou Monsenhor, em 1995. Também serviu como Consultor do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Refugiados. Em 2017, o Cardeal Vigário de Roma nomeou Monsenhor Feroci Presidente da Associação Clerical Pública associada ao Santuário de Nossa Senhora do Amor Divino e Cânon da Basílica Papal de São João de Latrão. Em 2019 foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Divino Amor em Castel di Leva.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo