Homilia

Dom Odilo na Solenidade da Anunciação: "o início da nossa redenção"

Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a missa da Solenidade da Anunciação do Senhor nesta quarta-feira, 25; Celebração foi transmitida pelo rádio e pela internet

Da redação, com Arquidiocese de São Paulo

/ Foto: Arquidiocese de São Paulo

Na manhã desta quarta-feira, 25, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da Solenidade da Anunciação do Senhor, transmitida pelo rádio e pela internet. Na homilia, Dom Odilo recordou que, nessa solenidade, celebra-se o mistério da encarnação de Jesus Cristo no ventre da Virgem Maria. Ao ouvir o anúncio do anjo de que conceberia e daria à luz o Filho de Deus, Nossa Senhora acolhe e se entrega à Palavra de Deus. “Maria, portanto, coloca-se em uma atitude de grande fé e de disponibilidade para que a obra de Deus se realize nela e por meio dela para todo o mundo”, afirmou.

O arcebispo destacou que o foco principal dessa solenidade é expresso na oração litúrgica do dia, que diz: “Ó Deus, quisestes que vosso Filho se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem”. Dom Odilo frisou: “Aqui está em ação a obra de Deus, que envia o seu Filho, é um projeto da Santíssima Trindade de redenção da humanidade”, ressaltou Dom Odilo, acrescentando que o Verbo divino se encarnou para que cada ser humano participe da sua divindade.

Leia também
.: Papa reza pelas irmãs: se arriscam e dão a vida para cuidar dos doentes

O Cardeal lembrou ainda que a Anunciação do Senhor é celebrada, exatamente, nove meses antes do Natal, solenidade que também tem como centro o mistério da encarnação. “O Verbo de Deus assume a nossa carne, e é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. São Paulo diz que Jesus se esvazia da sua glória para assumir a nossa veste humilde da humanidade”, completou. “Hoje, celebramos este mistério da fé, o início da nossa redenção. A nossa religião é nos unirmos a Jesus Cristo, que se uniu a nós, e nos unimos a Ele pela fé, e somos redimidos pela sua divindade”, enfatizou.

No fim da missa, Dom Odilo renovou o seu apelo para que os fiéis permaneçam unidos à comunidade eclesial mesmo em meio ao isolamento domiciliar recomendado pelas autoridades para conter a disseminação do novo coronavírus. “A Igreja é uma grande comunidade de comunidades, embora sejamos uma comunidade midiática, procuremos manter os vínculos que nos une pela fé”, exortou.

O Arcebispo recomendou, ainda, para que os pobres não sejam esquecidos em suas necessidades básicas como alimentação e hidratação, além do cuidado com a saúde e higiene, por se tratarem de um grupo com maior risco de contágio do COVID-19. “Nossas organizações que cuidam dos pobres precisam do nosso apoio para continuar a atendê-los e aliviar seus sofrimentos”, concluiu Dom Odilo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo