AOS 77 ANOS

Morre Dom Antônio Fernando Brochini, bispo emérito de Itumbiara (GO)

Religioso faleceu na sexta-feira, 15, aos 77 anos, em Uberlândia (MG); missa exequial seguida pelo sepultamento acontecerá neste domingo, às 16h

Da Redação, com Diocese de Itumbiara (GO)

Dom Antônio Fernando Brochini / Foto: Diocese de Itumbiara

O bispo emérito da Diocese de Itumbiara (GO), Dom Antônio Fernando Brochini, faleceu na sexta-feira, 15, aos 77 anos. Ele estava internado em um complexo hospitalar em Uberlândia (MG), onde recebia tratamento de leucemia mieloide aguda desde fevereiro de 2022.

A morte do religioso foi confirmada oficialmente pela diocese no dia seguinte. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota de condolência, manifestando seu pesar e sentimento pelo falecimento de Dom Antônio. “Agradecemos a Deus pela caminhada de Dom Antônio, cheia de frutos para a vida da Igreja”, expressa o texto.

Pelas redes sociais, a Diocese de Itumbiara publicou detalhes dos ritos fúnebres de seu bispo emérito. A Missa exequial está marcada para este domingo, às 16h, seguida do sepultamento do corpo de Dom Antônio.

Trajetória

Antônio Fernando Brochini nasceu em Rio Claro (SP), no dia 10 de novembro de 1946. Em 1958, após seus estudos primários, ingressou na Escola Apostólica Santa Cruz, da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos), em sua terra natal. Fez os estudos ginasial e colegial em Ribeirão Preto (SP), no Instituto Missionário Venerável Gaspar Bertoni.

Em Campinas (SP), cursou Filosofia no Instituto Estigmatino, cuja conclusão aconteceu no ano de 1967. Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, entre 1967 e 1970, licenciou-se em Pedagogia, especializando-se posteriormente em Administração Escolar e Supervisão Educacional. De 1970 a 1973 cursou Teologia no Instituto João XXIII, em São Paulo (SP), sendo que nesta mesma época exerceu a função de vice-diretor do Instituto de Ensino Sagrada Família, em São Caetano do Sul (SP).

Fez sua profissão religiosa em 3 de fevereiro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro do mesmo ano. Em 12 de dezembro de 2001, foi nomeado bispo coadjutor de Jaboticabal (SP) e recebeu a ordenação episcopal no dia 3 de março do ano seguinte. Tornou-se bispo diocesano no dia 25 de junho de 2003, sucedendo a Dom Luiz Eugênio Perez. Seu lema episcopal é “Testemunho de Comunhão”.

Em 15 de outubro de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Itumbiara (GO). Em 3 de janeiro de 2015 tomou posse canônica na Catedral Santa Rita de Cássia de Itumbiara, pelo Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Anielo.

O Papa Francisco acolheu, no dia 13 de julho de 2023, o pedido de renúncia apresentado por Dom Antônio Fernando Brochini, em razão de ter completado 75 anos conforme previsto no Direito Canônico.

No último dia 3 de março de 2024, Dom Fernando celebrou pela manhã em sua casa em ação de graças pelos seus 22 anos de ministério episcopal. Faleceu em 15 de março, em Uberlândia (MG), onde recebia tratamento de leucemia mieloide aguda desde fevereiro de 2022.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo