SOLIDARIEDADE

Papa manifesta pesar por vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Telegrama enviado por Francisco expressa sua proximidade às famílias que foram atingidas pelas enchentes no início da semana; tragédia deixou 41 mortos

Da Redação, com Vatican News e informações de Agência Brasil

83 municípios gaúchos foram atingidos pelas chuvas / Foto: Mauricio Tonetto/Ulan/Pool/Latin America News Agency via Reuters Connect

Em meio às manifestações de pesar e de solidariedade que chegam ao Rio Grande do Sul, está também uma mensagem do Papa Francisco, expressando sua proximidade às vítimas das chuvas no estado do sul do Brasil. A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou o telegrama neste sábado, 2.

O texto é assinado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e é destinado ao arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leomar Brustolin. O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, recebeu a mensagem e a repassou para o arcebispo.

O Papa Francisco, no documento, expressa sua solidariedade orante aos atingidos pelas chuvas e assegura o oferecimento de sufrágios pelas vítimas, assim como preces pelas famílias. Por fim, o Santo Padre concede a todos que estão sofrendo com as enchentes sua bênção apostólica.

Confira o telegrama na íntegra:

SUA EXCIA. REVMA.
DOM LEOMAR BRUSTOLIN
ARCEBISPO DE SANTA MARIA E PRESIDENTE DO REGIONAL SUL 3 DA CNBB

O SANTO PADRE DESEJA MANIFESTAR A SUA SOLIDARIEDADE ORANTE ÀS COMUNIDADES AFETADAS PELAS FORTES CHUVAS QUE, NOS ÚLTIMOS DIAS, ATINGIRAM O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, DEIXANDO UM RASTRO DE DESTRUIÇÃO E MORTE. O PAPA FRANCISCO, COM SUA PATERNAL SOLICITUDE, QUER ASSEGURAR A VOSSA EXCELÊNCIA E AOS DEMAIS BISPOS DO REGIONAL, DOS SUFRÁGIOS QUE OFERECE PELO ETERNO DESCANSO DAS VÍTIMAS FATAIS, BEM COMO DAS PRECES QUE ELEVA AO ALTÍSSIMO PELAS FAMÍLIAS DESABRIGADAS, DESEJANDO QUE A RECONSTRUÇÃO DAS LOCALIDADES ATINGIDAS OCORRA DE MANEIRA RÁPIDA E EFICAZ. COMO PENHOR DE CONFORTO, O ROMANO PONTÍFICE CONCEDE A TODOS OS QUE FORAM AFETADOS PELAS GRANDES ENCHENTES A BÊNÇÃO APOSTÓLICA.

CARDEAL PIETRO PAROLIN
SECRETÁRIO DE ESTADO

A situação do Rio Grande do Sul

Uma zona de baixa pressão se formou sobre o Rio Grande do Sul na segunda-feira, 4, provocando fortes chuvas na região. O fenômeno favoreceu a formação de um ciclone extratropical e a chegada de uma massa de ar frio, que avançaram sobre o estado e intensificaram as chuvas, causando enchentes em diversos municípios no estado.

De acordo com o último balanço da Defesa Civil do Estado, publicado na quinta-feira, 7, as chuvas provocaram 41 mortes. Além disso, há 25 pessoas desaparecidas, 43 feridos, 2.944 desabrigados e 7.607 desalojados, em 83 cidades. A estimativa do governo estadual é que mais de 120 mil pessoas tenham sido afetadas.

Manifestações da CNBB

No Brasil, o arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Dom Jaime, também manifestou seu pesar pelas vítimas das chuvas, indicando que as dioceses de Santa Cruz, de Caxias e a região de Passo Fundo foram as mais atingidas pelos fenômenos meteorológicos. 

Em nota, o religioso alertou que “essas tragédias estão nos recordando, mais uma vez, da importância de cuidar do clima e de nossa Casa Comum, que está enviando sinais que alertam para a necessidade de respeito e cultivo do necessário para que a mãe natureza possa continuar oferecendo aquilo do qual todos nós precisamos: condições de vida”.

Dom Jaime também enviou os seus sentimentos a todos os atingidos e falecidos, e reafirmou que a Igreja no Rio Grande do Sul e no país está promovendo ações de solidariedade para ajudar a mitigar o sofrimento dos que foram impactados diretamente pela tragédia.

Um dos exemplos é a campanha promovida pelo Regional Sul 3 da CNBB para que os fiéis façam doações por meio do PIX. No documento sobre o tema que foi publicado, Dom Leomar Brustolin, o bispo da diocese de Bagé (RS) e vice-presidente do Regional, Dom Cleonir Dalbosco, e o bispo de Montenegro (RS) e secretário da presidência, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva afirmaram que “a Igreja presente nas dioceses, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos eclesiais não deixará de ouvir os clamores e contribuir naquilo que lhe é possível”. O recebimento das doações via PIX se dá por meio da chave 33685686001041 (CNPJ).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo