FOME E DOENÇAS

Unicef alerta para risco de aumento de mortes infantis em Gaza

Em relatório, órgão das Nações Unidas chama atenção para riscos gerado por falta de alimentos e disseminação de doenças na região em guerra

Da Redação, com Vatican News

Crianças aguardam para receber alimentos distribuídos em Rafah / Foto: Reprodução Reuters

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) emitiu um alerta para o risco de um grande aumento no índice de morte infantil em Gaza. Junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Programa Mundial de Alimentos (PMA), foi publicado um relatório sobre a questão da alimentação das crianças na região afetada pela guerra.

Entre os fatores que podem levar a esta “explosão” no número de mortes está a falta de alimentos cada vez mais alarmante, a desnutrição desenfreada e a rápida disseminação de epidemias de vários tipos. De fato, estima-se que pelo menos 90% das crianças com menos de cinco anos na Faixa de Gaza sejam afetadas por uma ou mais doenças infecciosas.

Segundo o documento, nas duas semanas anteriores à avaliação feita, 70% das crianças sofriam de diarreia, 23 vezes mais do que na linha de base de 2022, enquanto 15% dos menores de dois anos sofriam de desnutrição aguda. “A fome e as doenças são uma combinação mortal”, enfatizou o responsável pelas emergências da OMS, Mike Ryan.

Leia também
.: Diretor-geral do UNICEF alerta para condições precárias na Faixa de Gaza

.: OMS entrega suprimentos para hospitais na Faixa de Gaza

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo