Cofundadora da Canção Nova, Luzia Santiago completa mais um ano de vida
Gabriel Fontana
Da Redação
A Comunidade Canção Nova se encontra em festa! Sua cofundadora, Luzia Santiago, completa mais um ano de vida. Nesta segunda-feira, 26 de junho, ela celebra seu 74º aniversário e, para comemorar, foi celebrada uma Missa em ação de graças no Santuário do Pai das Misericórdias.
Com início às 7h, a celebração eucarística foi presidida pelo presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira. Concelebraram com ele o vice-presidente da comunidade, padre Donizete Heleno Ferreira, o reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, padre João Gualberto, e o padre Marcio Prado.
Ao final da Santa Missa, antes de rezar a oração ao Pai das Misericórdias, o padre Wagner Ferreira falou brevemente sobre a cofundadora da Comunidade Canção Nova, ao apresentar as intenções da oração.
“Confiando, ao Pai das Misericórdias, a vida da Luzia Santiago, em agradecimento pelo dom de sua vida, por ela ser esta mulher que Deus chamou também para ajudar, juntamente com o Eto, o padre Jonas na fundação da Comunidade Canção Nova, na expansão desta obra tão importante que tem sido para a vida da Igreja”, afirmou o sacerdote.
Biografia de Luzia Santiago
Luzia de Assis Ribeiro Santiago nasceu em 26 de junho de 1949, em Virgínia (MG). Filha de Francisco de Assis Ribeiro e Ana Ribeiro Fortes, cresceu no seio de uma família católica com outros seis irmãos.
Aos 23 anos, ficou viúva apenas 40 dias após seu casamento. Luzia testemunha que seu “encontro pessoal com Jesus” se deu nesta ocasião, quando percebeu que sua vida estava apoiada em focar a sua felicidade em uma pessoa. Ela começou a se questionar sobre quão frágil e breve é esta vida, e iniciou um caminho em busca do sentido para sua vida, da sua missão aqui nesta terra.
Em busca por respostas, participou de seu primeiro encontro de jovens, em Lorena (SP), cujo diretor espiritual era o padre Jonas Abib. Após sua primeira conversão, com o tempo Luzia foi compreendendo a sua maternidade espiritual. Em 1977, aceitou o chamado do sacerdote para iniciar uma comunidade de vida, fundada em 2 de fevereiro de 1978 com o nome de Canção Nova.
Durante todos estes anos, Luzia Santiago ajudou o Monsenhor Jonas Abib na elaboração dos Documentos internos da Comunidade Canção Nova e do estatuto da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação.
Dentro da comunidade, conheceu Wellington Jardim (Eto), com quem se casou em 1990. Luzia permaneceu ao lado do Monsenhor Jonas Abib até sua morte, em 12 de dezembro de 2022. Atualmente continua morando em Cachoeira Paulista (SP), na sede da Comunidade Canção Nova, exercendo sua atividade missionária e cuidando de seus filhos espirituais.