45 ANOS DA COMUNIDADE

Papa recebe presidente, cofundadores e membros da Canção Nova

Audiência privada aconteceu no Palácio Apostólico do Vaticano neste sábado, 27, por ocasião dos 45 anos de fundação da Comunidade

Gabriel Fontana, com colaboração de Joyce Mesquita
Da Redação

Padre Wagner Ferreira entrega capelinha do Pai das Misericórdias ao Papa Francisco / Foto: Vatican Media

Por ocasião dos seus 45 anos de fundação, a Comunidade Canção Nova recebeu uma graça especial. Na manhã deste sábado, 27, uma comitiva representando a comunidade se reuniu com o Papa Francisco no Palácio Apostólico do Vaticano.

A audiência privada aconteceu por volta das 09h30 – horário local (04h30 no horário de Brasília). Participaram dela o presidente da comunidade, padre Wagner Ferreira, os cofundadores, Luzia Santiago e Wellington Jardim (Eto), a missionária e formadora geral Vera Lucia Reis (Verinha) e membros da comunidade pertencentes à missão de Roma.

No encontro, que durou aproximadamente 20 minutos, Luzia contou ao Santo Padre um pouco da história de como surgiu a Canção Nova. A comunidade foi fundada pelo Monsenhor Jonas Abib em 2 de fevereiro de 1978, após o padre convidar alguns jovens, durante um encontro no ano anterior, para dar um ano de suas vidas a Deus.

Papa Francisco e membros da Comunidade Canção Nova reunidos em audiência neste sábado, 27 / Foto: Vatican Media

O padre Wagner Ferreira também falou ao Papa durante a audiência, e entregou a ele uma capelinha com a imagem do mosaico do Pai das Misericórdias exposto no Santuário homônimo localizado na sede da comunidade em Cachoeira Paulista (SP) e uma edição do livro “Canção Nova – Uma Obra de Deus”. Após escutar a apresentação, Francisco aconselhou: “Continuem sonhando assim, não deixem de sonhar porque isso nos leva pra frente!”.

“Uma obra do Espírito Santo!”

Após a audiência, padre Wagner Ferreira comentou que a experiência, mesmo simples, foi de grande graça de Deus. “O Papa falou não simplesmente a mim, mas falou à Comunidade Canção Nova, palavras que nos motivam na fidelidade ao carisma Canção Nova, ao legado do nosso pai fundador, Monsenhor Jonas Abib”, declarou o presidente da Comunidade Canção Nova.

Verinha também recordou seu pai fundador, afirmando que “se o Padre Jonas estivesse aqui, com certeza ele nos diria ‘vejam, meus filhos, ou santos ou nada’”. E citou o Reconhecimento Pontifício recebido pela Canção Nova em 2008, indicando que “a experiência de um carisma que é confirmado e autenticado pela Igreja (…) nos faz experimentar que a santidade é possível”.

Luzia Santiago, por sua vez, destacou o presente que cada um recebeu das mãos do Papa: um terço. “Nesses 45 anos da Comunidade Canção Nova, para mim foi um sinal ele (o Papa) dar esse ‘tercinho’, porque a Canção Nova é a Casa de Maria. Ela é a nossa Mestra, é Ela que está sempre conosco em todas as situações”, afirmou a cofundadora.

Missa na Basílica de São Pedro

Antes do encontro com o Santo Padre, foi celebrada uma Missa na Capela São Columbano, na Basílica de São Pedro. A liturgia foi presidida pelo padre Wagner às 08h – horário local (03h no horário de Brasília).

Concelebraram os padres Clovis, Leonardo Ribeiro e Edison, atualmente na missão da Canção Nova em Roma, na Itália. Também participaram missionários que atuam na Cidade Eterna, além da comitiva que se reuniu com o Papa Francisco.

Membros da Comunidade Canção Nova participaram de Missa celebrada pelo padre Wagner Ferreira na Capela São Columbano, antes da audiência / Foto: Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo