1980 - 2023

43 anos da Rádio Canção Nova: um legado deixado por Monsenhor Jonas

Primeiro meio de comunicação da Comunidade Canção Nova completa 43 anos nesta quinta-feira, 25; conheça o relato de quem já fez e faz parte da história da Rádio Canção Nova

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Huanna Cruz

Foto do antigo prédio da Rádio Canção Nova e do atual prédio da Rádio Canção Nova /Foto: Arquivo Canção Nova

No ano em que a Comunidade Canção Nova celebra 45 anos, seu primeiro meio de comunicação, a rádio, completa 43 anos de história. Ela foi inaugurada em 25 de maio de 1980 e nasceu da necessidade de evangelizar do fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib.

Osvaldo Luiz Silva, José Eduardo dos Santos, Diácono Nelsinho Côrrea, Arieli Prado e Patrícia Oliveira Cabral fazem parte da trajetória deste meio de comunicação que tem como marca: “espalhar o amor de Deus pelo ar”.

Em 1984 – quatro anos após a inauguração da Rádio Canção Nova, Diácono Nelsinho assumiu a direção artística deste meio de comunicação. Ele recorda que os ouvintes gostavam bastante das vinhetas dos programas e ligavam pedindo para ouvi-las mais vezes, enviavam cartas e contribuíam para uma audiência de sucesso.

Uma rádio “diferente”

“Tudo começou com a rádio. Padre Jonas lançou a rádio e essa maneira nova de fazer rádio”, conta. Segundo o diácono, na década de 80, as estações deste meio de comunicação eram dividas entre as que tocavam música o dia todo e as que eram apenas de informação e “bate-papo”.

“Padre Jonas não seguiu nem uma opção nem outra, ele desenvolveu uma rádio que evangelizava. Haviam programas, não contávamos com propagandas e fazíamos uma seleção musical que prezava pela ‘boa música’. (…) Padre Jonas foi pioneiro, ensinou como se faz rádio, como se comunica. Ele era um visionário e viu o poder que a rádio tinha de tocar os corações”, destaca.

O Clube do Ouvinte, que mais tarde tornou-se o Clube da Evangelização, foi criado também nos primórdios da Rádio Canção Nova. Seu objetivo era ajudar no custeio do meio de comunicação e da missão da comunidade.

Diácono Nelsinho Côrrea e Monsenhor Jonas Abib no antigo prédio da Rádio Canção Nova/ Foto: Arquivo Canção Nova

“Tudo para todos”

O jornalista, Osvaldo Luiz /Foto: Reprodução Canção Nova

Há 32 anos, Osvaldo Luiz contribui para a Rádio Canção Nova. “Sinto-me agraciado por poder trabalhar, exercer minha profissão numa obra em que acredito 100%”, frisa. O radialista conta que em todos estes anos é mais fácil dizer o que ele não fez: apresentar programa sertanejo e infantil.

O jornalista já apresentou programas de manhã, à tarde, de madrugada; operou a mesa de som e narrou jogos de futebol. “Em minhas limitações, sinto que Deus operou, por sua misericórdia, como um oleiro em um barro cheio de imperfeições”, relata.

Trabalhar em prol da Rádio Canção Nova, de acordo com Osvaldo, exige muita autenticidade e verdade. “Exige que sejamos como nosso fundador (Monsenhor Jonas Abib): ‘tudo para todos’. Por outro lado, essa proximidade torna a mensagem do evangelho mais fácil de ser acolhida. (…) Acredito que ainda comemoraremos outros 43 anos da nossa querida Rádio Canção Nova!”, pontua.

Uma rádio constituída por Deus

O jornalista, José Eduardo dos Santos/Foto: Canção Nova

José Eduardo dos Santos lembra que sua história com a rádio Canção Nova começou exatamente no momento de sua aquisição. “Na missa de ação de graças, celebrada pelo então bispo da Diocese de Lorena, Dom João Hipólito, (…) eu estava presente”. Seis anos depois, em 1986, o radialista começou o trabalho na fundação João Paulo II e, em 1999, iniciou seu trabalho na Rádio Canção Nova, onde permanece até hoje.

Na rádio, ele já foi técnico de gravação, editor, chefe de programação, produtor, operador de mesa, locutor e agora jornalista. Eduardo afirma que sua missão é evangelizar por meio da rádio, levando aos ouvintes uma notícia a serviço da vida e da esperança – lema do Jornalismo Canção Nova.

Ao longo destes 24 anos na Rádio Canção Nova, o radialista relata que teve contato com pessoas que tinham no meio de comunicação uma companhia, uma oportunidade de rezar por momentos conturbados, além de darem testemunho de curas e vitórias.   

“A Rádio Canção Nova, através de sua programação, imprime o legado de seu fundador Monsenhor Jonas, que dizia ser possível viver da providência de Deus. O milagre está aí… vivemos sem propaganda comercial e estamos no ar. Monsenhor Jonas realizou muito bem sua missão e creio que está feliz. (…) Esta radio foi constituída por Deus e é um milagre aos nossos olhos”, conclui.

Continuidade do legado de Monsenhor Jonas

A diretora artística da Rádio Canção Nova, Patrícia Oliveira Cabral /Foto: Arquivo Pessoal

A atual diretora artística da Rádio Canção Nova, Patrícia Oliveira Cabral, sublinha a missão do veículo de comunicação: evangelizar através das ondas sonoras do rádio e levar o ouvinte a uma experiência concreta com Cristo através de uma programação diversificada, com músicas e conteúdos diversos.

Trabalhando há 20 anos na rádio, ela revela que o que motiva sua missão é o amor a Deus e ao evangelho, além de um profundo desejo de dar continuidade ao legado do Monsenhor Jonas.

“É um grande privilégio, pois tudo começou com a Rádio Canção Nova e hoje somos um Sistema de Comunicação. Padre Jonas sonhou e Deus fez através dos seus sonhos. Como ele, eu quero continuar sonhando, pois, a Rádio Canção Nova é a rádio do Senhor que continuará a levar o amor de Deus pelo ar”.

A editora chefe da Rádio Canção Nova, Arieli Prado /Foto: Reprodução Canção Nova

A editora chefe da Rádio Canção Nova, Arieli Prado, destaca que é uma responsabilidade muito grande perpetuar o trabalho do fundador da Canção Nova. “Eu me sinto lisonjeada por poder levar não só informação, mas também evangelizar os nossos ouvintes. Isso me transforma, não somente enquanto profissional, mas como esposa, mãe e amiga”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo