SOLENIDADE

Santuário do Pai das Misericórdias se prepara para celebrar Corpus Christi

Equipes da Canção Nova trabalham para acolher os peregrinos que visitarão a Chácara de Santa Cruz nos próximos dias desta semana

Gabriel Fontana
Da Redação

Procissão pelos tapetes durante solenidade de Corpus Christi celebrada em 2022, no Santuário do Pai das Misericórdias / Foto: Wesley Almeida

Nesta quinta-feira, 8, é comemorada uma das mais importantes solenidades do ano litúrgico: Corpus Christi. Nesta data, a Igreja celebra o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, que se entregou e morreu na cruz para salvar toda a humanidade. Hoje, pelo pão e vinho consagrados, o próprio Deus se faz presente em meio aos homens, e se dá como alimento.

A solenidade de Corpus Christi é celebrada na primeira quinta-feira após a Oitava de Pentecostes. Repleta de significados, uma de suas principais marcas são os coloridos tapetes por onde passa o Santíssimo Sacramento, em procissão.

Naturalmente, uma festa tão importante demanda uma preparação especial. Os tapetes de Corpus Christi podem levar dias para ficarem prontos. No Santuário do Pai das Misericórdias, localizado na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), não é diferente.

Produção dos tapetes

O missionário da comunidade e coordenador de eventos internos, Paulo César Santos, conta que a produção dos tapetes começou ainda na segunda-feira, 5. A primeira etapa é a demarcação dos desenhos no chão. Eles retratam a Sagrada Eucaristia, mas também outros símbolos e ícones católicos.

Preparativos para produção dos tapetes de Corpus Christi têm demarcação dos desenhos como primeira etapa / Foto: Gabriel Fontana

Depois, na quarta-feira, 7, véspera da solenidade, são adicionados os materiais que dão o colorido: serragem, pó de serra, cal, fubá e outros elementos são usados no preenchimento dos desenhos. Todos esses recursos são obtidos a partir de doações.

“São doações de pó de serra, de serragem, de madeireiras próximas a nós, que visitamos para fazer o pedido. Esses materiais foram providenciados dessa maneira. Também tivemos doações de corantes para colorir, e fubá, cal de construção civil, é assim que os materiais estão sendo feitos. Será usada uma betoneira para misturar os materiais, para que os pigmentos da coloração sejam mais homogêneos e haja uma cor mais viva e mais vibrante para os desenhos”, explica Paulo.

Diversas atividades

As pessoas que montam os tapetes são todas voluntárias. Missionários, colaboradores e amigos da Comunidade Canção Nova se reúnem para viver essa tradição. Todos se dedicam para que a solenidade, marcada para ser celebrada às 8h no Santuário do Pai das Misericórdias, seja embelezada pelos tapetes.

Paulo César Santos / Foto: Arquivo pessoal

“No final, (a procissão) virá descendo do Santuário, em direção ao Rincão do Meu Senhor, passando pelo tapete a procissão com o Santíssimo Sacramento, então os tapetes estão sendo feitos exatamente para esse momento após a celebração da Santa Missa”, detalha o missionário.

A festa tem seu ápice na Santa Missa, mas também tem outras atividades na Chácara de Santa Cruz. Paulo partilha que há mais de dois meses todas as equipes que atuam na sede da comunidade se preparam para receber os peregrinos. A programação também conta com pregações do professor Felipe Aquino e do vice-reitor do Santuário, padre Ricardo Rodolfo, ambas no Rincão do Meu Senhor.

Território eucarístico

Paulo também fala sobre o sentimento de realizar esse trabalho. “Nós temos na Canção Nova um território eucarístico, com capelas espalhadas em vários locais… O padre Jonas já nos falava isso, que aqui é um território eucarístico. Então, para nós, ver as pessoas e suas reações, depois de todo esse trabalho, é gratificante, porque as pessoas fazem essa experiência da beleza de ver o Santíssimo Sacramento (…), participando presencialmente ou pelos meios de comunicação, alavancando ainda mais esse dia de festa para a Igreja Católica”, conta.

“Todo esse trabalho é feito nessa perspectiva, que haja um aumento ainda maior da adesão das pessoas, do abrir à adoração ao Corpo e Sangue do Senhor, os quais celebramos nesta data, pedindo que o Santíssimo Sacramento visite cada coração, cada vida, cada casa, para que assim Ele seja adorado e seja amado como se deve amá-Lo e adorá-Lo”, conclui o missionário.

Márcia Louzada / Foto: Arquivo pessoal

Preparativos especiais na liturgia

Os preparativos próprios para essa solenidade também se estendem à liturgia. A equipe que cuida do material usado na celebração da Santa Missa se volta ainda mais ao Corpo e Sangue de Cristo, centro dessa festa. A responsável pela liturgia no Santuário do Pai das Misericórdia, Márcia Louzada, narra um pouco desse processo. 

“As solenidades, que são as festas maiores na Igreja e dão uma maior relevância à fé católica, exigem mais atenção nos preparativos. O Kaique, seminarista aqui na Canção Nova, me ajuda quanto à liturgia em si, vendo e revendo as orientações nos documentos da Igreja. Tudo fazemos para não fugir a isso e, no nosso caso, para estas festas solenes ainda nos reunimos também com todos os envolvidos: TV, eventos, cantores, áudios, infraestrutura, entre outros”.

Lidar com Sagrado

O trabalho litúrgico traz consigo muitos desafios. Márcia cita que um dos maiores consiste, paradoxalmente, no pequeno, no detalhe. “Liturgia é detalhe – e detalhe minucioso, coisas pequenas, simples, que se falharem, fazem grande diferença no resultado final”.

Vasos sagrados usados na Liturgia Eucarística durante solenidade de Corpus Christi celebrada em 2022, no Santuário do Pai das Misericórdias / Foto: Wesley Almeida

Para contornar os problemas que surgem, ela aconselha: confiar um no outro dentro da equipe e ter disposição para acolher as limitações de cada um, contar com a ajuda de Deus em tudo e em todo momento e manter-se com o coração voltado para Deus.

Todo esse cuidado não é em vão. Márcia diz não se acostumar com esse serviço, justamente por saber que trata daquilo que há de mais importante no mundo: o próprio Deus. “Sinto-me impelida interiormente a estar sempre disponível, pronta, em qualquer dia e hora, para favorecer o encontro das pessoas com Jesus Eucarístico. Ao mesmo tempo, me percebo cuidada por Ele em tudo, principalmente nas minhas necessidades pessoais. Deus não se deixa vencer em generosidade”, finaliza.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo