TECNOLOGIA E EVANGELIZAÇÃO

MetaSaint: padre lança experiência interativa na plataforma Roblox

O game, desenvolvido pelo padre Gabriel Romanelli, será lançado na próxima Quinta-feira Santa e trará o Evangelho à ‘Geração Alfa’ a uma platafora que conta com 70 milhões de usários

Padre Rob Galea / Foto: Reprodução Youtube

Da redação, com Vatican News

O padre Rob Galea trabalha com jovens desde sempre. O religioso, de origem maltês-australiana, cantou para cerca de 500 mil pessoas na Jornada Mundial da Juventude em 2011 e apareceu no Australia’s Got Talent. Lançou o Ministério ICON, sem fins lucrativos, entidade que alcança entre 1,7 e 2 milhões de pessoas todos os anos por meio de palestras presenciais, vídeos e liturgias online.

Com o passar do tempo, porém, padre Galea percebeu que há um grupo demográfico específico que não está alcançando: a chamada “Geração Alfa”, cuja idade varia de zero a 13 anos.

A Geração Alfa, observa o presbítero em entrevista ao Vaticano News, não está nas redes sociais e tem muito menos probabilidade do que crianças mais velhas de participar de eventos presenciais. Esta é “a geração Covid”, destaca.

MetaSaint

A Geração Alpha está, no entanto, no Roblox, uma plataforma de jogos online que conta com mais de 70 milhões de usuários ativos diários. Isso inspirou o padre Galea a lançar o MetaSaint, uma nova experiência interativa baseada no universo Roblox.

Projetado em conjunto com Dubbit, um estúdio que desenvolve games, o MetaSaint apresenta uma catedral virtual com espaço para oração, reflexão e leitura das Escrituras. Os usuários também podem jogar e coletar tesouros, além de visitar cenas da Bíblia.

Ao final da experiência, podem decidir se querem se tornar um MetaSaint acendendo uma vela virtual ou recebendo um par de asas de anjo.

Segurança para crianças

O padre nascido em Malta detalha os grandes esforços que foram feitos para garantir que as crianças estejam seguras durante todo o tempo em que usam o MetaSaint.

Embora a rede Roblox tenha suas próprias medidas de segurança infantil, o MetaSaint introduziu outras medidas, incluindo a desativação de quase todas as interações entre os usuários.

Lançamento próximo à Páscoa

O lançamento do jogo está previsto para Quinta-feira Santa de 2024, pouco antes da Páscoa.

“A realidade é”, prossegue o padre, “que estes 70 milhões de jovens — muitos deles não irão à Igreja [na Páscoa]; não ouvirão o Evangelho. Então, pensamos que este era o momento mais oportuno para levar a Igreja até eles, para levar o Evangelho até eles”.

“Quero pedir aos vossos leitores”, conclui, “que rezem por nós, porque plantamos as sementes e depois Deus dá os frutos. Rezem por nós e por estes jovens que interagem com este jogo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo