NOVO YOUCAT

Papa incentiva os jovens a nunca perderem a conexão com Jesus

Em carta de apresentação da nova versão do Youcat para os jovens, Francisco estimula estudo do Catecismo, leitura do Evangelho e vida de oração

Da Redação, com Vatican News

Foto: Gabriel Fontana

Nesta segunda-feira, 22, o jornal italiano La Stampa publicou uma carta do Papa Francisco aos jovens, intitulada “A senha da alegria”. O texto escrito pelo Pontífice é uma apresentação da nova versão do Youcat, o Catecismo da Igreja Católica para a juventude.

Logo no início, o Santo Padre afirma que “o amor é a principal razão da existência da Igreja”. Ele esclarece que o amor a que se refere não é apenas o de Deus pelos homens, revelado em Cristo, mas também ao amor que cada cristão nutre por Jesus.

“Ele é o centro do nosso coração. Como, de fato, não sentir sentimentos de verdadeira afeição por Aquele que nos tornou participantes desse amor, do Pai, do qual é impossível imaginar algo maior”, expressa o Papa, acrescentando que “a pessoa que crê é, portanto, sempre alguém apaixonado por Jesus.”

Apaixonar-se por Jesus

Segundo Francisco, o centro da vida cristã está no encontro com Cristo e no apaixonar-se por ele. “Nós, que já somos adultos na fé, não podemos deixar de falar de Jesus”, prossegue, “não podemos deixar de apresentá-lo e de nos comprometer a torná-lo conhecido por aqueles que ainda não tiveram a oportunidade”.

Leia mais
.: Papa aos jovens: confiem tudo a Jesus, arrisquem-se sem medo

.: Papa aos jovens: medo e preocupações não devem sufocar a esperança

Da mesma forma, registra o Pontífice, é preciso que esse encontro também seja proposto aos jovens por meio do Catecismo. “Esta é a doce alegria da evangelização”, explica o Papa, “a alegria de levar ao mundo inteiro o próprio amor por Jesus. (…) Este belo livro que vocês têm agora em suas mãos nasce precisamente de tal amor; o amor por Jesus que nós, cristãos, carregamos dentro de nós”.

Permanecer conectado a Deus

Na sequência, Francisco recorda as palavras de seu predecessor, Bento XVI, na primeira edição típica do Youcat: “Este livro é cativante porque nos fala de nosso próprio destino e, portanto, diz respeito a cada um de nós”. Diante disso, o Santo Padre reforçou o pedido do Papa Ratzinger de que os jovens “estudem o catecismo com paixão e perseverança” e “permaneçam em diálogo sobre sua fé”, exortando-os a permanecer conectados a Cristo.

“Nunca percam a conexão com Ele, caso contrário perderemos a conexão com nossa história pessoal e com a história de toda a humanidade.”
– Papa Francisco

Para manter esta conexão, o Pontífice aconselha os jovens a seguir o exemplo de Santo Alberto Hurtado. Natural do Chile, ele costumava, sempre que se via diante de uma decisão a ser tomada, perguntar-se o que Jesus faria em seu lugar. Assim, a sugestão de Francisco é que os jovens também façam essa experiência, na escola, nas ruas, na universidade ou no trabalho.

“Aqui está a senha para uma vida verdadeiramente viva e alegre, olhar e julgar o que nos acontece e as decisões que somos chamados a tomar com os mesmos olhos, com os mesmos sentimentos, com a mesma postura que Jesus assumiu”, pontua o Papa.

Leitura da Palavra e oração

Para isso, ele recomenda não apenas o estudo do Catecismo, mas também a leitura do Evangelho e a prática frequente da oração. Tais ações ajudam a “transferir” para o coração e a mente as atitudes de Jesus e a agir conforme os exemplos deixados por ele. Por fim, Francisco encerra sua carta citando um trecho da exortação apostólica Christus Vivit:

“Nunca se esqueçam: Cristo vive, é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo