FORMAÇÃO INTEGRAL

Papa sobre educação cristã: “a arte de conduzir os jovens à plenitude”

Francisco recebeu membros da Universidade de Notre Dame em audiência e falou sobre aspectos ligados à formação dos estudantes do ensino superior

Da Redação, com Vatican News

Estudantes caminham por campus de universidade / Foto: Shunsuke Ono via Unsplash

Nesta quinta-feira, 1°, o Papa Francisco recebeu, em audiência, uma delegação da Universidade de Notre Dame, da Luisiana, nos Estados Unidos. Em seu discurso, destacou a missão de promover uma educação integral dos jovens.

A instituição foi fundada, em 1842, pelo padre francês Edward Sorin, religioso da Congregação de Santa Cruz. Trata-se de uma das instituições mais respeitadas dos Estados Unidos e do mundo, conhecida por sua excelência acadêmica e seu compromisso com os valores cristãos.

Recordando uma frase do fundador da Congregação, Beato Basil Moreau, o Pontífice citou que “a educação cristã é a arte de conduzir os jovens à plenitude”. Ele acrescentou que não se deve fazer isso apenas em relação ao intelecto, mas usando três linguagens: da cabeça, do coração e das mãos.

“Juntas, elas formam um horizonte dentro do qual as comunidades acadêmicas católicas podem se esforçar para formar personalidades sólidas e bem integradas, cuja visão da vida é animada pelos ensinamentos de Cristo”, declarou o Santo Padre.

As três linguagens

Ao falar sobre a linguagem da cabeça, destacou a necessidade de buscar o conhecimento por meio do estudo e da pesquisa acadêmica, enfatizando a importância da harmonia entre fé e razão. “Tanto os educadores quanto os alunos são chamados a apreciar, cada vez mais, além do valor do aprendizado em geral, a riqueza da tradição intelectual católica em particular”, afirmou Francisco.

Leia mais
.: Sem a educação não há desenvolvimento humano integral, diz Papa

.: Papa: que a educação dos jovens leve paz e justiça ao mundo

Em relação à linguagem do coração, incentivou a comunidade universitária a acompanhar os jovens com sabedoria e respeito, ajudando-os a cultivar uma abertura para a verdade, o bem e o belo por meio do diálogo e da cultura do encontro. Dessa forma, todos poderão reconhecer uns aos outros como filhos amados de Deus – “não podemos ignorar o papel essencial da religião na educação do coração das pessoas”, pontuou o Papa.

Por fim, o Pontífice reiterou que a linguagem das mãos incentiva os alunos a se comprometerem com a construção de um mundo melhor. Nesse sentido, sinalizou que “não podemos permanecer fechados dentro dos muros ou limites de nossas instituições, mas devemos nos esforçar para ir às periferias, para encontrar e servir a Cristo em nosso próximo”.

No encerramento de seu discurso, exortou os participantes da audiência a permanecerem fiéis ao caráter e identidade como uma instituição católica de ensino superior. “Espero que vossas contribuições continuem a aprimorar o legado da sólida educação católica”, concluiu o Santo Padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo