Iniciativa do Papa

Maratona de oração no dia 13 de maio: Terço no Santuário de Fátima

Terço desta quinta-feira, 13, acontece em um dos santuários mais representativos de todo o mundo; intenção especial será pelos encarcerados

Da redação, com Vatican News

Santuário de Fátima, em Portugal /Foto: Marcone Soares via Unsplash

A recitação do Terço será transmitida nesta quinta-feira, 13, do Santuário de Fátima, em Portugal. Hoje é celebrada a aparição de Nossa Senhora de Fátima. O santuário dedicado a ela é um mais representativos de todo o mundo.

A oração terá início às 13 horas, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelas redes sociais e no site do Vatican News.

A intenção especial do dia de hoje será pelos encarcerados. 

Maratona de Oração

Durante este mês de maio, trinta Santuários, representativos de todo o mundo, conduzem a recitação do Terço todos os dias para invocar o fim da pandemia.

A iniciativa, de autoria do Papa Francisco, ficou conhecida como “maratona de oração”. O tema é: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus”.

Santuário de Fátima

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi construído após a aparição da Virgem Maria a Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto.

Em uma de suas aparições em 1917, Nossa Senhora afirmou:  “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário” (Primeira Memória da Irmã Lúcia).

A capelinha foi erguida em 1919 no local das aparições de 1917 na Cova da Iria. Desde então, o espaço do Santuário foi sendo edificado, em resposta ao significativo afluxo de peregrinos.

Leia também
.: Santuário do Pai das Misericórdias adere à “maratona” de oração convocada pelo papa

Fátima e João Paulo II

Fátima sempre foi um lugar de peregrinação dos Papas, principalmente João Paulo II. O Pontífice, agora santo, sofreu o atentado nesta data, há exatamente 40 anos atrás.

Na ocasião estava fazendo a Audiência na Praça São Pedro quando foi atingido por tiros. Salvou-se graças à “Mãe” como ele disse, a mão poderosa que desviou os disparos.

Depois disso João Paulo II visitou três vezes o santuário. A primeira vez em 1982 para agradecer à Virgem do Rosário. Depois em 1991 e no ano jubilar de 2000 para a beatificação dos veneráveis pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta.

Na ocasião João Paulo II recordou a todos: “A mensagem de Fátima é um apelo à conversão, alertando a humanidade para não fazer o jogo do ‘dragão’ que, com a ‘cauda, arrastou um terço das estrelas do Céu e lançou-as sobre a terra’. A meta última do homem é o Céu, sua verdadeira casa onde o Pai celeste, no seu amor misericordioso, por todos espera”.

Por fim, o Papa recordou também o atentado sofrido em 1981: “E desejo uma vez mais celebrar a bondade do Senhor para comigo, quando, duramente atingido naquele dia 13 de maio de 1981, fui salvo da morte. Exprimo a minha gratidão também à beata Jacinta pelos sacrifícios e orações oferecidas pelo Santo Padre, que ela tinha visto em grande sofrimento”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo