Religiosa é a primeira mulher a ocupar este cargo; nomeação foi feita pelo Papa Francisco
Da redação, com Vatican News
Irmã Nuria é a nova secretária da Pontifícia Comissão Bíblica. A decisão é do Papa Francisco e foi anunciada pela Santa Sé nesta terça-feira, 9. Agora o Vaticano ganha uma nova presença feminina no gerenciamento de suas responsabilidades institucionais.
Irmã Nuria
A religiosa é a primeira mulher neste cargo. Natual de Barcelona, Irmã Nuria Calduch-Benages, entrou pela primeira vez no organismo vaticano em 2014. Ela foi reconfirmada em janeiro passado para um novo mandato de cinco anos até 2025.
Estudiosa bíblica e professora na Pontifícia Universidade Gregoriana
Seu denso e prestigioso cursus honorum a qualifica como estudiosa bíblica. Nos últimos dez anos, após precedentes experiências, tornou-se professora na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde ensina Antigo Testamento.
Outros cargos
Entre outros cargos, a religiosa é professora convidada no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Também é colaboradora assídua da Federação Bíblica Católica.
Irmã Nuria é membro de revistas especializadas, assim como membro do Comitê Científico da revista História das mulheres (Universidade de Florença) e da série “Tesis y Monografías” publicada por Verbo Divino (Estella).
Participação no Sínodo da Palavra
Em 2008 a religiosa participou do Sínodo da Palavra como especialista. Em 2016 o Papa Francisco a chamou para fazer parte da Comissão de Estudo sobre o Diaconato da mulher (2016-2019).