PROTEÇÃO

Idosos da Europa: bispos da UE apelam à solidariedade entre gerações

A Igreja Católica na UE apela para mais políticas favoráveis à família e políticas que promovam a solidariedade intergeracional

Da redação, com Vatican News

Igreja na Europa está preocupada com a qualidade de vida dos idosos / Foto: Imagem de pasja1000 por Pixabay

A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) divulgou um comunicado à imprensa no qual faz um apelo por políticas favoráveis à família e solidariedade intergeracional em sua contribuição para a consulta sobre o “Livro Verde sobre Envelhecimento da Comissão Europeia ”.

Publicado pela Comissão da UE em 27 de janeiro, o Livro Verde foi aberto a uma ampla consulta, que terminou em 21 de abril, para a qual o COMECE também contribuiu. O principal objetivo da consulta era lançar um amplo debate público sobre os regulamentos necessários para antecipar e responder aos impactos socioeconômicos do envelhecimento da população europeia.

Oito necessidades específicas

Em sua contribuição, a Igreja na UE reafirmou o objetivo principal do “Livro Verde” e sublinhou 8 necessidades específicas. Apelou para a melhoria da participação no mercado de trabalho, especialmente para os trabalhadores mais velhos; implementação de sistemas de aprendizagem ao longo da vida; aumentar a conscientização sobre o abuso de idosos; chamar a atenção para a situação dos idosos nas áreas rurais; promoção de acesso justo e acessível aos cuidados de saúde; implementar um sistema de pensões justo; reconhecer as qualificações obtidas através do trabalho voluntário; e a promoção de novas formas de cuidado de longo prazo para a inclusão social.

No contexto do aumento da expectativa de vida, o COMECE também destacou a importância da orientação espiritual aos idosos, bem como de tornar os recursos espirituais e culturais dos idosos mais acessíveis às gerações mais jovens.

Demografia da Europa

Uma característica proeminente do envelhecimento na Europa é que o número de pessoas mais velhas está crescendo. Hoje, 20% da população tem mais de 65 anos, mas em 2070, estima-se que seja 30%.

Estima-se ainda que em 2070 a idade média na Europa atinja o limiar dos 49 anos, cinco a mais do que a média atual. No mesmo período, a proporção da idade ativa (20-64 anos) deve cair dos atuais 59% para 51% da população total. A percentagem de pessoas com mais de 80 anos deverá mais do que dobrar, atingindo 13% até 2070. Esta tendência demográfica terá um impacto significativo na vida quotidiana das pessoas e nas sociedades da UE.

A contribuição da Igreja para o debate

Nos últimos anos, o COMECE tem trabalhado intensamente em questões relacionadas com as mudanças demográficas na UE. Em reação ao Relatório 2020 da Comissão Europeia sobre o Impacto das Mudanças Demográficas, o COMECE e a Federação das Associações da Família Católica na Europa (FAFCE) em 3 de dezembro de 2020 publicaram o documento de reflexão “Os Idosos e o Futuro da Europa: Solidariedade intergeracional e cuidado em tempos de mudanças demográficas ”.

Nele, o COMECE apelou à UE e aos seus Estados-Membros para que trabalhem em políticas que reconheçam o papel crucial dos idosos, protegendo, promovendo e incluindo-os, garantindo simultaneamente a sua plena participação nas nossas comunidades. Esta tendência também encontra eco no recente documento da Pontifícia Academia para a Vida do Vaticano, intitulado “Velhice: nosso futuro — Os idosos depois da pandemia”.

Papa Francisco e idosos

O comunicado de imprensa da COMECE de 12 de julho chega poucos dias antes do primeiro “Dia Mundial dos Avós e Idosos”, que será celebrado pela Igreja Católica em 25 de julho. Anunciado pelo Papa Francisco em 31 de janeiro, o dia anual será comemorado a cada ano no quarto domingo de julho, próximo à festa dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus. O tema escolhido pelo Pontífice para esta primeira edição é “Estou sempre convosco” (Mt 28,20).

O Santo Padre concedeu também aos fiéis a possibilidade de obterem a indulgência plenária no dia 25 de julho, dedicando tempo adequado à visita real ou virtual aos idosos necessitados ou em dificuldade (como os enfermos, os abandonados, os deficientes e outros casos semelhantes).

O Papa também divulgou uma mensagem em vídeo na qual destacou que a vocação da Terceira Idade é “guardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos menores”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo