Inscrições para o concurso da música tema do Genfest devem ser feitas até 31 de agosto; saiba quais as regras para participar
Da redação, com Assessoria Focolares
Ter sua música inédita cantada em um festival internacional aqui no Brasil. Esta é a proposta do concurso musical que irá escolher a canção tema do Genfest 2024. As inscrições foram abertas no dia 9 de junho e encerram em 31 de agosto.
O grande festival juvenil do Movimento dos Focolares acontece a cada seis anos e será realizado pela primeira vez no Brasil. Será entre os dias 19 a 21 de julho de 2024, na cidade de Aparecida (SP), e pretende reunir seis mil jovens de diversas convicções religiosas e não religiosas, sob o tema “Juntos para Cuidar”.
De acordo com o Focolarino Heraldo Souza, o concurso da música tema do Genfest é tradição das edições anteriores do evento e acontece desde 2012.
“Um grande espaço para que os jovens músicos e compositores tenham a oportunidade de fazer parte da trilha sonora do Festival. (…) Este concurso musical se tornou um movimento de inspiração para estes jovens se expressarem por meio da temática que reflete a ideia de um mundo unido e melhor. Aliar a arte e o compromisso com a fé estimula e fortalece os participantes, pois une duas grandes habilidades e dons”, destacou.
Informações sobre o concurso
A inscrição para o concurso é gratuita e válida para jovens maiores de 18 anos. O participante deve fazer sua inscrição até 31 de agosto de 2023. As canções precisam ser inéditas e podem ser escritas em qualquer idioma e de diferentes ritmos. A duração da música deve ter no máximo cinco minutos.
A canção precisa ter como base o tema do Genfest 2024: “Juntos para Cuidar”, bem como fazer alusão aos subtemas, também conhecidos como ‘comunidades pathways’. Os subtemas abordam os seguintes assuntos: economia e trabalho, intercultura e diálogo, espiritualidade e direitos humanos, saúde e ecologia, arte e compromisso social, educação e pesquisa, comunicação e mídia, cidadania ativa e política.
Ao se inscrever, o candidato deve apresentar a letra da música no idioma original com a tradução em inglês. Exceto para as canções escritas em português e inglês. Além disso, deverá anexar ao formulário os documentos exigidos pelo edital, incluindo termos de autorização de uso da canção e de imagem e voz.
Acesse o Edital do Concurso
.: Outras informações e para fazer sua inscrição: https://x.gd/XDISW
Seleção das canções
A Comissão de Música do Genfest 2024 avaliará as canções inscritas com base em critérios como qualidade musical, potencial de impacto e compatibilidade com o tema. A seleção da música campeã será feita por uma comissão formada por cinco pessoas de notório saber musical e quatro pessoas da organização do evento.
A canção vencedora será a música tema do Festival, já as outras inscritas entram para o repertório que fará parte da programação do evento. O resultado será divulgado no dia 12 de outubro no site oficial do Genfest (www.genfest.org) e pelas mídias sociais. Os compositores serão notificados por e-mail.
O músico Ygor Saunier, que é integrante do Gen Rosso, grupo musical nascido no Movimento Focolares, conta que o grupo sempre participa do Genfest.
“É muito marcante, uma vez que o Festival tem uma grande expressão e uma importância global. O evento também nos torna ainda mais próximos do propósito da espiritualidade da unidade. São muitas as transformações sociais que o Genfest propõe”, diz.
Ele afirma que este Genfest no Brasil é a realização de um sonho. “Nós apoiamos todos os compositores que entram nessa competição do bem, porque é um incentivo à produção artística de jovens engajados em agir para um mundo melhor. Uma iniciativa muito importante! Músicas novas são bem-vindas. São sempre um movimento de inspiração”, finalizou.
Focolares
O Movimento dos Focolares está presente em mais de 180 países e busca promover a fraternidade e a unidade entre as pessoas de diferentes culturas e religiões.
Fundado por Chiara Lubich, o movimento se empenha em cooperar na construção de um mundo unido, propósito inspirado na oração de Jesus ao Pai: “Que todos sejam um” (João 17, 21).
Mais informações no site do movimento: focolares.org.br