Resultado

Eleito o novo presidente da Comunidade Canção Nova

Padre Wagner Ferreira da Silva é o novo presidente da Comunidade Canção Nova até 2026

Jéssica Marçal
Da Redação, com colaboração de Catarina Jatobá e Thiago Coutinho

Padre Wagner Ferreira / Foto: Canção Nova

Os integrantes da Assembleia Geral da Comunidade Canção Nova elegeram nesta terça-feira, 28, o padre Wagner Ferreira da Silva como o novo presidente da Comunidade. O sacerdote exercerá a função até 2026, dando continuidade à missão do Monsenhor Jonas Abib, falecido no dia 12 de dezembro de 2022.

“Claro que neste momento é difícil falar por causa da emoção, tendo em vista a grande responsabilidade de suceder o nosso pai fundador, padre Jonas, a quem muito amo. Acredito na vontade de Deus que se expressa através da Assembleia Geral. A Assembleia me escolheu, eu aceitei dizendo como Maria, Mãe de Jesus: eis aqui o servo do Senhor”, disse padre Wagner em entrevista à Canção Nova logo depois de ser eleito. 

Padre Wagner (de costas) é aplaudido após sua eleição / Foto: Bruno Marques

 

Natural do Rio de Janeiro (RJ), padre Wagner tem 51 anos de idade e é membro do núcleo da Comunidade Canção Nova desde 1992. Foi ordenado sacerdote no dia 27 de dezembro de 1992. Atualmente, está na sede da Comunidade, em Cachoeira Paulista (SP).

A eleição dos superiores nas instituições religiosas ocorre conforme os seus estatutos aprovados pela Santa Sé. O Estatuto Canônico da Comunidade Canção Nova indica que seu superior e conselho exercem um mandato de cinco anos. A eleição do Conselho vigente foi em 2021, desta forma, padre Wagner estará na presidência até 2026.

A Assembleia Geral da Comunidade começou na segunda-feira, 27, e termina nesta quarta-feira, 1º. Amanhã, o bispo da diocese de Lorena (SP) – da qual a Canção Nova faz parte – Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidirá a Missa de posse do novo presidente às 7h. A celebração será restrita presencialmente aos membros da Assembleia Geral, mas será transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

Novo vice-presidente

Padre Donizete Heleno / Foto: Canção Nova

Com a eleição do Padre Wagner Ferreira para a presidência, os membros da Assembleia Geral realizaram uma nova eleição para a função de vice-presidência da Comunidade Canção Nova. Foi eleito padre Donizete Heleno Ferreira.

Com 42 anos de idade, ele é natural de Rio Pomba (MG) e é membro da Canção Nova desde 2003, no modo de compromisso do Núcleo. Foi ordenado sacerdote no dia 20 de dezembro de 2009.

É formado em Letras Português/Inglês pela Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC e possui Doutorado em Direito Canônico em Roma. É membro da Assembleia Geral e Assessor da Secretaria Geral da Comunidade Canção Nova. Reside na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Trajetória do padre Wagner

Padre Wagner Ferreira da Silva nasceu no dia 28 de outubro de 1971 na capital do Rio de Janeiro. Ingressou na Comunidade Canção Nova em 1992 no modo de compromisso do Núcleo. Estudou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (atual Faculdade Dehoniana), em Taubaté (SP).

Foi ordenado diácono no dia 25 de Julho de 1999 e presbítero no mesmo ano, no dia 27 de dezembro. Escolheu como lema das ordenações diaconal e sacerdotal a frase de Jesus dita aos seus discípulos: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (Jo 4,34).

Em Roma, fez Mestrado em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana, entre outubro de 2000 e junho de 2002. Na mesma instituição italiana, cursou Doutorado, também em Teologia Moral, entre outubro de 2005 e fevereiro de 2009.

Ainda na capital italiana, fez pós-graduação em Bioética pelo Pontifício Ateneo Regina Apostolorum, de outubro de 2005 a junho de 2007. No Brasil, fez pós-graduação em Counseling pela Faculdade Vicentina de Curitiba (PR), de 2013 a 2015.

Atuação na Comunidade Canção Nova

Na Comunidade Canção Nova, atuou como formador dos membros da missão de Aracaju (SE), no primeiro semestre do ano 2000. Foi formador e responsável da frente de missão de Roma, na Itália, entre agosto de 2000 e junho de 2002. Exerceu a função de formador dos seminaristas da comunidade em Palmas (TO) de julho de 2002 a julho de 2005.

Foi professor de Teologia Moral no Instituto Mater Dei, em Palmas; na Faculdade Dehoniana, em Taubaté (SP) e no instituto Paulo VI, em Mogi das Cruzes (SP). Integrou o Conselho Geral da comunidade na função de formador geral da comunidade, entre julho de 2009 e julho de 2015.

Foi responsável pela formação dos estudantes de teologia candidatos às ordens sacras, de março de 2016 a abril de 2018. E em abril de 2018, foi eleito vice-presidente da Comunidade Canção Nova e membro do Conselho Geral, cargo no qual permaneceu até a presente data.

Em janeiro de 2023, padre Wagner Ferreira foi eleito presidente da Fundação João Paulo II, sucedendo a Monsenhor Jonas Abib que era presidente vitalício. A entidade é a mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo