Assembleia eletiva

Comunidade Canção Nova realiza sua 12ª Assembleia Geral

Na reunião que acontece em Lavrinhas (SP), será eleito o novo presidente da Comunidade Canção Nova

Da Redação, com Comunidade Canção Nova

Missa em Lavrinhas abrindo os trabalhos da 12ª Assembleia Geral da Comunidade Canção Nova / Foto: Daniele Santos

A Comunidade Canção Nova iniciou nesta segunda-feira, 27, sua 12ª Assembleia Geral. O encontro acontece em Lavrinhas (SP) até quarta-feira, 1º, com o tema “Canção Nova, a casa de Maria, 45 anos formando discípulos”. 

Nesta Assembleia, será eleito o novo presidente da Comunidade, sucedendo Monsenhor Jonas Abib, que faleceu em 12 de dezembro passado. O encontro começou com a Missa às 7h, presidida pelo presidente interino, padre Wagner Ferreira. Este primeiro dia será de retiro, marcado por oração, momentos de animação e adoração.

Amanhã, a programação começa novamente com a Missa às 7h, presidida pelo padre Márcio do Prado. A pauta prevê um momento de reflexão sobre os trabalhos da presidência e exibição em vídeo de uma mensagem do Cardeal Gianfranco Ghirlanda. A eleição está agendada para o período da tarde, às 14h20.

A Assembleia termina na quarta-feira, 1º. O bispo da diocese de Lorena (SP), da qual a Canção Nova faz parte, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidirá a Missa de encerramento e posse do novo presidente da Comunidade. Os trabalhos se encerrarão com o almoço.

Retiro na Assembleia nesta manhã, com Moyses Azevedo, da Comunidade Shalom / Foto: Daniele Santos

Orações pela Assembleia

Por meio de rede social, Dom Wladimir pediu orações pelos trabalhos da Assembleia. Segundo ele, este é um momento forte em que a Comunidade, deixando-se guiar pelo Espírito Santo, procura ouvir os desígnios de Deus para um determinado momento de sua história. “Unamo-nos em oração para que o Espírito Santo de Deus conduza esta Assembleia”.

A Comunidade Canção Nova está em um ano comemorativo por seus 45 anos de missão. Fundada por Monsenhor Jonas Abib, é uma comunidade carismática católica reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos como associação internacional privada de fiéis, dotada de personalidade jurídica . Tem sua sede na cidade de Cachoeira Paulista (SP) e o fundamento é a vivência do Evangelho, buscando comunicá-lo de forma integral.

Sobre a Assembleia Geral da Comunidade Canção Nova

A eleição dos superiores nas instituições religiosas ocorre conforme os seus estatutos aprovados pela Santa Sé. O Estatuto Canônico da Comunidade Canção Nova indica que seu Superior e Conselho exercem um mandato de cinco anos e devem ser eleitos pela Assembleia Geral. Esta é composta pelo presidente, nove membros do Conselho Geral e 88 membros com compromisso definitivo. A eleição do Conselho vigente foi em 2021, desta forma, o novo presidente irá governar até 2026.

Critérios para eleger o Presidente

O Estatuto Canônico também apresenta as particularidades para eleger o novo Presidente da Associação Internacional Privada de Fiéis (AIPF): “para que um membro seja eleito Presidente, deve distinguir-se entre os demais pelo seu amor ao Papa e ao Magistério e à Comunidade Canção Nova, pela vida exemplar, dinamismo pastoral, habilidade e prudência quanto ao governo”, esclarece o documento da Comunidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo