Assembleia Geral

Novo presidente da Comunidade Canção Nova será eleito nesta terça-feira

No segundo dia da 12ª Assembleia Geral, eleição ocorrerá no período da tarde, após às 15h; Confira um balanço do primeiro dia

Da Redação, com Comunidade Canção Nova

Registro das atividades na manhã desta terça-feira, 28 / Foto; Daniele Santos

Nesta terça-feira, 28, a Comunidade Canção Nova entrou no segundo dia de sua 12ª Assembleia Geral. O encontro acontece em Lavrinhas (SP) e tem como tema “Canção Nova, a casa de Maria, 45 anos formando discípulos”.  A expectativa para o dia é o anúncio do novo presidente da Comunidade, que vai continuar a missão do Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova falecido em 12 de dezembro passado.

No período da manhã, cônego Carlos Antônio fez alguns esclarecimentos aos membros da Canção Nova. Na parte da tarde, após às 15h ocorrerá a votação para a eleição do novo presidente. A eleição dos superiores nas instituições religiosas ocorre conforme os seus estatutos aprovados pela Santa Sé. O Estatuto Canônico da Comunidade Canção Nova indica que seu Superior e Conselho exercem um mandato de 5 anos e devem ser eleitos pela Assembleia Geral. A eleição do Conselho vigente foi em 2021 desta forma, o novo presidente irá governar até 2026. 

A Assembleia termina na quarta-feira, 1º. O bispo da diocese de Lorena (SP), da qual a Canção Nova faz parte, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidirá a Missa de encerramento e posse do novo presidente da Comunidade. Os trabalhos se encerrarão com o almoço.

Primeiro dia

O membro do Conselho Geral da Comunidade Canção Nova e encarregado dos clérigos, padre Márcio José do Prado destacou a presença do fundador da Comunidade Shalom, Moysés Louro de Azevedo, no primeiro dia da 12ª Assembleia Geral.

“Ele (Moysés) falou a respeito da oração e do discernimento, apresentando pontos importantes para a escolha do futuro presidente. (…) Foi um momento rico de partilha e testemunho”, contou o sacerdote.

Segundo o membro da Comunidade Canção Nova, padre Roger Luís, Moysés afirmou que após a morte do fundador de uma Comunidade, a mesma experimenta um “novo pentecostes”. “É o que nós estamos vivendo aqui na assembleia com esta responsabilidade, mas também docilidade do Espírito Santo para escolhermos o novo presidente. (…) Estamos buscando a vontade de Deus”.

Novo presidente

Ao comentar sobre a expectativa para a eleição do novo presidente da Comunidade Canção Nova, padre Márcio afirmou: “A melhor possível”. “Será uma pessoa escolhida por Deus. Claro, nós votaremos e escolheremos aqui, mas acredito que essa pessoa já está no coração de Deus”.

O sacerdote deseja que o novo presidente da Comunidade Canção Nova possa exercer sua autoridade com serviço: servindo os irmãos, o próximo, a Comunidade, a Igreja e o povo de Deus.

O momento, de acordo com padre Roger, é também de saudade do fundador da Canção Nova. “No entanto, precisamos avançar, dar dinamismo e continuidade na evangelização”, opinou.

O membro do Conselho Geral da Comunidade Canção Nova e segundo conselheiro, padre Bruno Pinto Costa reforçou que é um tempo novo de graça e discernimento. “Padre Jonas é insubstituível, por isso teremos não um sucessor, mas aquele que vai dirigir os trabalhos junto com toda a Comunidade”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo