Santos e Beatos

Vigílias oracionais preparam a beatificação de João Paulo I

A beatificação de Albino Luciani será neste domingo, 4, na Praça São Pedro com o Papa Francisco 

Da Redação, com Vatican News

Papa João Paulo I, conhecido como o “Papa Sorriso” / Foto: Cancão Nova

No próximo domingo, 4, na Praça São Pedro, o Papa Francisco beatificará João Paulo I.  A beatificação será a partir das 10h30 na Itália,  o que equivale às 5h30 no Horário de Brasília, com transmissão ao vivo dos canais do Vatican News em seis idiomas, inclusive em Português.

A comunidade na terra natal do Papa Sorriso, em Canale d’Agordo, vai poder acompanhar a celebração em telões que serão instalados na Praça Papa Luciani. 

Os interessados em participar podem reservar as entradas gratuitas com a Fundação Papa Luciani.

Vigílias de oração

Em preparação à cerimônia de beatificação, a comunidade também fará uma vigília de oração a partir das 20h30 do sábado 3, na Igreja de São João Batista. 

Outra vigília se repete em Roma, mas a partir das 18h30, na Basílica de São João de Latrão, presidida pelo cardeal Angelo De Donatis, vigário geral de Sua Santidade para a diocese de Roma. 

Na Basílica, que custodia a Cátedra do Bispo de Roma, João Paulo I tomou posse em 23 de setembro de 1978.

O momento de oração será animado por cantos e leituras de trechos de seu magistério. Os ingressos não serão obrigatórios para a participação e a entrada será gratuita.

Ainda como parte da programação festiva de beatificação, o Museu e a Casa Natal de Albino Luciani (sempre em Canale d’Agordo), ficarão abertos para visitação com horário da manhã até o final da tarde, sem fechar no almoço.

Outras informações podem ser obtidas diretamente no e-mail info@fondazionepapaluciani.com.

 Missa solene de Ação de Graças

Na tarde do domingo seguinte, 11 de setembro, na Praça Papa Luciani, na terra natal do já então Beato, será realizada missa solene de Ação de Graças na presença dos bispos da região italiana do Vêneto. 

O evento será transmitido ao vivo na página da Paróquia Canale e Vallada no Facebook.

Coletiva de imprensa sobre beatificação

Já a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta terça-feira, 31, um comunicado anunciando que nesta sexta-feira, 2, às 11h30 locais, será realizada uma coletiva de imprensa de apresentação da Beatificação do Papa João Paulo I. 

Entre os convidados para a ocasião, estão confirmados o postulador da causa de beatificação, o Cardeal Beniamino Stella; a Vice-presidente da Fundação Vaticana João Paulo I, Stefania Falasca, e também vice-postuladora da causa; 

Além dos citados acima está a sobrinha do Pontífice, Lina Petri. A coletiva será transmitida ao vivo em streaming em língua original no canal do Vatican News no Youtube, direto da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo