Repercussão

Dom Beni comenta nomeação de bispo para Lorena: "presente do Papa"

Administrador apostólico da diocese recebe com alegria a nomeação do novo bispo; posse será no dia 13 de fevereiro 

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Yara Naíres 

Dom Benedito Beni fala à TV Canção Nova sobre o a nomeação do novo bispo de Lorena (SP) / Foto: Messias Junqueira

A notícia da nomeação de Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias como novo bispo da Diocese de Lorena foi recebida com muita alegria pelo até então administrador apostólico, Dom Benedito Beni.

O bispo afirmou que a nomeação foi um presente do Papa Francisco e que Dom Wladimir será o décimo bispo da diocese. “Ele vem em nome de Deus para dirigir essa diocese”, afirmou Dom Beni. Segundo o administrador apostólico, a missão do bispo é conduzir, animar e defender a diocese.

“Ele virá para continuar o trabalho que já está sendo feito aqui na diocese, para que ela se torne cada vez mais missionária. Na mensagem que ele [Dom Wladimir] enviou ao povo de Deus, propôs como meta do seu ministério, continuar esse trabalho para que a Diocese de Lorena seja sempre missionária e evangelizadora”, destacou Dom Beni.

Dom Joaquim Wladimir, novo bispo de Lorena (SP) / Foto: Diocese de Colatina

A Nunciatura Apostólica comunicou a nomeação ao administrador apostólico no dia 22 de dezembro. “Nesse mesmo dia também Dom Wladimir recebeu o comunicado de sua nomeação para a Diocese de Lorena. Desde então, estamos em contato”, relatou Dom Beni.

A posse do novo bispo acontecerá no dia 13 de fevereiro, às 9h da manhã, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Lorena. O dia da chegada de Dom Wladimir e sua primeira reunião com clero da Diocese de Lorena também já está agendada.

Uma saudação já foi enviada ao novo bispo e, nesta quarta-feira, 13, às 12h, todos os sinos das igrejas da Diocese de Lorena tocam manifestando alegria pela notícia. “Essa novidade foi acolhida com muita esperança por todas as paróquias da nossa diocese”.

Despedida da Diocese de Lorena

Dom Beni foi bispo da Diocese de Lorena por aproximadamente 7 anos: foi nomeado para tal serviço no dia 26 de abril de 2006, pelo então Papa Bento XVI. Em 2012, apresentou seu pedido de renúncia à Santa Sé, por motivo de idade, pedido que foi aceito em 25 de setembro de 2013. Na ocasião, o Papa Francisco nomeou um novo bispo para a diocese e Dom Beni tornou-se bispo emérito. Seis anos depois, em julho de 2019, foi nomeado como administrador apostólico, em virtude da transferência do então bispo, Dom João Inácio Müller, para a arquidiocese de Campinas. 

“Desde 2013 deixei o governo da diocese, mas nunca deixei de atuar pastoralmente na diocese. Estou aqui quase todos os dias visitando as paróquias, celebrando a Eucaristia, pregando em novenas, participando de festas, além de fazer reflexões para o clero”, recordou Dom Beni ao falar sobre sua despedida como administrador apostólico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo